Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que a umidade cairá a níveis típicos de deserto durante esta semana em vários estados, especialmente do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, embora a secura afete também parte do Norte e do Nordeste do território nacional.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de umidade relativa do ar do modelo norte-americano GFS para a tarde desta segunda-feira no Brasil, em que se observa como uma faixa entre o Mato Grosso do Sul, o Sul de Goiás e o Triângulo Mineiro deve ter umidade muito baixa.

Ontem, domingo, a umidade relativa do ar desceu a 10% em Ituverava e a 11% em Barretos, no interior de São Paulo. Em Minas Gerais, a umidade baixou a 9% em Passos e 11% em Formiga. No Mato Grosso do Sul, 15% em Três Lagoas. Em Goiás, 14% em Goianésia. No Distrito Federal, 14% também no Gama.

O ar muito seco decorre de uma massa de ar frio de trajetória continental e de elevada pressão atmosférica que ingressou durante o fim de semana no Centro do Brasil e trouxe temperaturas negativas no domingo em sete estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O ar seco, que é característico desta época do ano, favorece uma grande amplitude de temperatura entre as mínimas e máximas do dia com frio cedo da manhã e marcas agradáveis ou até calor durante a tarde.

O tempo seco vai seguir nos próximos dias. Os mapas abaixo mostram a umidade indicada pelo modelo norte-americano para as tardes de terça, quarta, quinta e sexta no Brasil com a ampliação da área de tempo muito seco e que vai afetar principalmente o Sudeste e o Centro-Oeste.

METSUL

O tempo extremamente seco exige cuidados com a saúde. Há diferentes níveis críticos para a baixa umidade, conforme a Cepagri da Unicamp. Valores entre 21 e 30% são de atenção. Neste patamar de umidade, os cuidados a serem tomados incluem: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; permanecer sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir água à vontade.

Já quando a umidade se situa entre 12% e 20% o quadro é de alerta. O nível de atenção com a saúde é mais alto e exige suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quando a umidade cai abaixo de 12% o status é de emergência. Neste caso, as orientações são de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.