Anúncios

Porto Alegre há um ano estava em estado de choque. O Guaíba avançava e inundava a cidade com as águas subindo rapidamente no Centro Histórico em bairros do Quarto Distrito como Floresta, São Geraldo e Navegantes.

O nível do Guaíba atingiu 4,77cm às 21h da sexta-feira, 3 de maio de 2024, conforme a Rede Hidrometeorológica Nacional. A cota superou os 4,76cm registrados na histórica enchente de abril e maio de 1941.

Cenas que só estavam na memória, filmes, livros e periódicos antigos se repetiram na cidade. Porto Alegre parou. Com as águas avançando pela área central e alcançando marcos da cidade como o Mercado Público, Prefeitura e até a Rua da Praia, os apelos das autoridades eram para que se deixasse a região.

Pessoas correram para sair do trabalho e o “coração” da cidade ficou praticamente deserto. Onde milhares de pessoas estaria trabalhando e caminhando pelas ruas em um dia normal, só se via água.

O pico da enchente ocorreria no dia 7 de maio de 2024, o mesmo dia do pico da cheia do Guaíba de 1941, com nível máximo de 5,13 metros no Cais Central da Avenida Mauá.

Um ano depois, uma realidade completamente distinta em Porto Alegre. Ao contrário daquela sexta-feira, 3 de maio de 2024, que foi de muitas nuvens e chuva forte à noite, este 3 de maio de 2025, um sábado, foi marcado pelo amplo predomínio do sol.

Dissipada a neblina do começo da manhã, o dia do aniversário da enchente teve céu azul com amplos períodos de céu claro durante a manhã e a tarde.

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 das 16h deste sábado mostrava quase todo o Rio Grande do Sul sem nuvens no céu, inclusive a área de Porto Alegre.

METSUL

O tempo muito aberto favoreceu uma grande amplitude térmica com um amanhecer um pouco frio e uma tarde quente para os padrões de maio na capital gaúcha.

O amanhecer deste sábado em Porto Alegre teve mínimas de 12,8ºC na estação do bairro Belém Novo e de 14,5ºC no Jardim Botânico.

Já a tarde, que transcorreu com céu azul, teve temperatura máxima alta para maio com 27,1ºC no primeiro dia de um veranico na cidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.