O último dia de agosto terá o retorno da chuva em parte do Rio Grande do Sul, porém grande parte do território gaúcho ainda terá um dia com tempo firme e temperatura acima da média desta época do ano.
Tempo muda no Oeste gaúcho neste domingo | GABRIELE MARKONATO/ARQUIVO
O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul neste último dia de agosto, porém com nuvens. Áreas de instabilidade associadas à formação de ciclone na Argentina provocam aumento de nuvens no Oeste e no Sul com chuva localizada em pontos da Metade Oeste.
O dia começa com marcas amenas na maioria das localidades e até elevadas mais a Oeste. Já a tarde deste domingo será agradável na maioria das cidades e quente em algumas, como nos vales.
Com a ciclogênese, o vento se intensifica de Nordeste no decorrer do dia com rajadas de 40 km/h a 60 km/h em várias regiões, mais fortes na faixa costeira onde devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h.
Em Porto Alegre e região, o sol predomina neste domingo com ingresso de nuvens altas. A tarde terá máximas 1ºC menores do que neste sábado e que devem ficar, em média, entre 26ºC e 28ºC na área metropolitana. O vento aumenta no fim da tarde e à noite.
Na segunda, embora o sol ainda apareça em grande parte do Rio Grande do Sul, chove de forma localizada em um maior número de localidades gaúchas a partir de áreas de instabilidade que trazem chuva desde cedo no Oeste. Nos vales e na Grande Porto Alegre, onde o dia terá sol e nuvens, a tarde será muito quente com máximas acima dos 30ºC.
Chuva com maiores volumes e maior abrangência atinge o estado gaúcho entre terça e quinta-feira. Uma frente fria vai passar pelo território gaúcho na segunda metade da semana com chuva, precedendo uma massa de ar frio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.