Ontem a temperatura chegou a 40,4°C em Teutônia, no Vale do Taquari. Na Grande Porto Alegre, Campo Bom teve máxima de 39,7°C.  No Jardim Botânico em Porto Alegre a máxima foi de 35,3°C. Ontem choveu no Sul e Oeste onde a máxima não chegou nem a 30°C.

A previsão para esta sexta-feira é de mais um dia sufocante no Rio Grande do Sul. Onda de calor mantém a temperatura em alta desde as primeiras horas da manhã. Antes do meio dia as marcas devem passar de 30°C em muitas áreas. As máximas irão alcançar os 40°C em alguns pontos. A umidade relativa do ar poderá baixar de 30%, sobretudo, na Metade Norte do Estado. Por outro lado, o calor extremo pode, de forma isolada e passageira, deflagrar temporais isolados e, portanto, não se afasta eventos de chuva forte, vendavais e raios.


Previsão de temperatura máxima para amanhã no Sul amplia a região com expectativa de 40°C  em cidades do Oeste, já que amanhã a instabilidade se afasta e tem sol nessas áreas.

 


Já no campo de refletividade máxima o modelo de alta resolução WRF indica potencial para pancadas ISOLADAS de chuva que associadas ao calor poderão provocar temporais com rajadas de vento, raios e chuva forte pontual. É preciso ressaltar que não chove na maioria das áreas e, portanto, a chuva não trará refresco já que a massa de ar quente é extensa.