Nem a sombra do belo Parque do Sabiá será suficiente para aplacar o calor. Uberlândia está no começo de uma sequência de dias que será a mais quente da história da cidade do Triângulo Mineiro. A máxima hoje registrada na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no campus central da UFU foi de 36,9ºC, perto do recorde de maior temperatura máxima já registrada no município mineiro de 37,4ºC em 1992 e em 1997. Só que este recorde está prestes a cair e será batido algumas vezes nos próximos dias.
A MetSul Meteorologia prevê que o calor aumente ainda mais nesta terça-feira (29) e seja mais intenso no final da semana. A máxima na tarde desta terça deve ficar em torno de 38ºC em Uberlândia. Na quarta, as máximas caem minimamente, questão de poucos décimos, mas ainda deverão ficar entre 37ºC e 38ºC. Na quinta, os termômetros devem indicar ao redor de 37ºC. Ocorre que a partir de sexta o calor aumenta muito e na sexta as máximas podem chegar a 38ºC ou 39ºC. O sábado deve ser o pior dia com máxima ao redor de 40ºC, mas em pontos da cidade a temperatura pode atingir 41ºC a 42ºC pelo efeito da ilha de calor urbano. Ao menos até o dia 10 de outubro o calorão muito intenso a extremo não daria trégua.
Na região do Triângulo Mineiro, em cidades mais a Oeste, o calor será ainda mais forte na segunda metade da semana com máximas de 42°C a 44ºC, igualmente recordes nas diferentes estações. Hoje, para quando os modelos indicavam temperatura 3ºC a 4ºC a menos do que projetam para sexta e sábado, os termômetros já indicaram nas estações do Inmet 37,9ºC em Uberaba, 39,1ºC em Ituiutaba e Campinha Verde, e 39,4ºC em Conceição das Alagoas. Com o calor extremo, o risco de fogo será crítico nos próximos dez dias com alta probabilidade de muitas queimadas.