Anúncios

O tempo volta a mudar no Sul do Brasil nesta quinta-feira com o retorno da chuva, marcando o começo de um período de instabilidade que terá chuva e forte em algumas áreas, risco de temporais isolados e ainda a chegada de uma massa de ar frio.

A mudança do tempo começa nesta quinta-feira ainda na madrugada com a formação de áreas de instabilidade que trarão chuva para o Oeste gaúcho. No decorrer do dia, a chuva avança para outras regiões do estado e se concentra principalmente entre o Centro, o Noroeste e o Norte gaúcho.

Mais ao Sul e ao Leste do estado pouco ou nada deve chover nesta quinta com apenas aumento de nebulosidade em algumas áreas. Tanto que, no caso de Porto Alegre, existe a possibilidade de não chover e, caso chova, deve ser pouco e de forma passageira.

Em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade durante esta quinta será bastante isolada e a maioria dos municípios dois estados não deve ter precipitação, registrando-se apenas aumento da cobertura de nuvens na maior parte das localidades.

Na sexta-feira, com a influência de uma área de baixa pressão, o dia será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul e chove em quase todo o território gaúcho. Novamente, a instabilidade será maior na Metade Norte. Embora chova em diferentes pontos da Metade Sul, a instabilidade será mais fraca e com volumes menores. No extremo Sul, pode sequer chover.

A instabilidade avança durante a sexta-feira com chuva para a maioria das localidades catarinenses e atinge também diversos pontos do Paraná, com maior intensidade no Oeste do estado.

No sábado, a baixa pressão organiza uma frente fria que atua mais sobre Santa Catarina e o Paraná, onde chove de forma generalizada e moderado a forte em diversos pontos, principalmente entre a madrugada e de manhã.

No Rio Grande do Sul, o sábado tem chuva e garoa em pontos isolados, especialmente no começo do dia. No decorrer do dia, a instabilidade atua mais ao Nordeste do estado, notadamente entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte com chuva que isoladamente pode ser moderada a forte. Na maioria das regiões, o tempo melhora e firma.

No domingo, com ingresso de ar mais seco e frio, o tempo firme predomina na maior parte do Sul do Brasil e o sol aparece com nuvens. Em pontos da costa, entretanto, entre os litorais Norte do Rio Grande do Sul e do Paraná ainda haverá maior nebulosidade com chuva e garoa em alguns pontos.

Projeção de chuva e temporais

A sequência de três dias de instabilidade deve trazer chuva para quase toda a Região Sul, no entanto os volumes devem variar muito com algumas áreas recebendo pouco ou nada de chuva e outras bastante água.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada até o começo da semana que vem no Sul do Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon, que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui).

METSUL

Como se observa, os maiores acumulados devem se dar na Metade Norte do Rio Grande do Sul e ainda no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Em pontos da Metade Norte gaúcha, em particular no Noroeste, os volumes podem ser altos com o modelo indicando até 100 mm a 150 mm em alguns pontos.

Em contraste, áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul e mais a Leste do Paraná não teriam tanta chuva e em muitas cidades os acumulados não devem passar de 10 mm ou 20 mm. Mais ao extremo Sul gaúcho, é possível que em alguns locais sequer chova ou chova com volumes ínfimos.

Salientamos que não se projeta um cenário de risco de tempo severo generalizado, mas podem ocorrer temporais isolados de vento e granizo durante este períodos de três dias de instabilidade com maior possibilidade no Noroeste e no Norte gaúcho, no Oeste de Santa Catarina e no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. No Paraná, em especial, podem ocorrer alguns vendavais isolados.

Vento forte no sábado com ingresso de ar frio

A área de baixa pressão que trará a chuva avança para o mar no sábado e vai estar na costa do Sul do Brasil, o que vai trazer rajadas de vento forte acompanhando o ingresso de uma massa de ar frio.

O vento sopra durante o sábado entre 50 km/h e 80 km/h na maioria das regiões do estado e não são descartadas rajadas mais fortes no paredão dos Campos de Cima da Serra junto ao Litoral Norte, como entre São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, rajadas de 60 km/h a 70 km/h e superiores em áreas mais ao Sul da cidade.

METSUL

Venta bastante durante o sábado ainda na maioria das regiões catarinenses com rajadas de 40 km/h a 70 km/h, entretanto na costa catarinense o vento deve ser mais forte. No litoral de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, as rajadas podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h. O vento sopra forte a muito forte com rajadas de 60 km/h a 90 km/h no sábado também no litoral do Paraná.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios