Uma onda de tempo severo de grandes proporções atingiu parte dos Estados Unidos nesta sexta-feira, provocando destruição, dezenas de feridos e ao menos quatro mortes confirmadas na região metropolitana de St. Louis, no estado do Missouri. Mais de 146 milhões de pessoas estavam sob alertas meteorológicos durante o dia.

Famosos arcos de Saint Louis com tornado envolto em chuva ao fundo | EARTH CAM
A cidade de St. Louis entrou em estado de alerta máximo à tarde, quando uma supercélula — tipo de tempestade capaz de produzir tornados e granizo de grande diâmetro — motivou a emissão de um raro aviso classificado como “Situação Particularmente Perigosa” pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). Este tipo de alerta é reservado apenas para situações com risco extremo à vida.
“Uma formação de nuvens extremamente ameaçadora pôde ser vista avançando sobre a cidade, incluindo a região do famoso Arco de St. Louis, símbolo local. As imagens indicam a presença de uma supercélula com potencial tornádico”, destacou o meteorologista Sean Malone, da emissora KMOX News.
Fortes rajadas de vento, que derrubaram árvores e postes de energia, deixaram mais de 100 mil consumidores no escuro em pleno horário de pico. A maior parte dos danos se concentrou nas zonas oeste e norte da cidade, o que pode indicar a trilha de um possível tornado.
Vídeos mostraram nuvens baixas e rotação na base da tempestade, mas o fenômeno possivelmente foi envolto por chuva intensa, o que dificulta a visualização direta do funil.
O hospital infantil de St. Louis confirmou a entrada de ao menos 10 feridos, sendo um em estado crítico. A tempestade também atingiu as imediações do zoológico da cidade, mas todos os visitantes e animais foram localizados em segurança. O local permanecerá fechado ao menos até sábado para avaliação de danos e limpeza.
A prefeita de St. Louis, Cara Spencer, confirmou em entrevista coletiva no fim da tarde quatro mortes relacionadas ao evento extremo. Os detalhes sobre as vítimas ainda não foram divulgados.
Além do risco de tornado, a tempestade produziu granizo de grande diâmetro, com pedras de até 7 centímetros, conforme relatos enviados à Agência Estadual de Gerenciamento de Emergências do Missouri.
O Serviço Nacional de Meteorologia informou que uma equipe técnica estará em campo neste sábado para investigar se tornados efetivamente tocaram o solo.
A prefeita Spencer fez um apelo para que a população evite sair de casa e fique longe das áreas mais atingidas, especialmente a região da Kingshighway, entre as rodovias I-70 e I-64, onde equipes de emergência atuam no resgate e remoção de escombros.
INCREDIBLE PHOTO OF TORNADO THAT HIT DOWNTOWN ST. LOUIS. #mowx #stlwx pic.twitter.com/5193Lzb0Ec
— Jeremy Karp (@jkarpsportsfan1) May 16, 2025
Another angle of massive tornado damage in St. Louis pic.twitter.com/hnn3D7kARW
— Jacob Tubis (@the_tubis) May 16, 2025
O episódio desta sexta-feira ocorre um dia após outra onda de tempo severo que já havia deixado mais de uma dezena de relatos de tornados, ventos destrutivos e granizo no Centro-Norte dos EUA. Em estados como a Pensilvânia e o Kentucky, também houve relatos de danos estruturais e feridos.
A MetSul Meteorologia acompanha atentamente a situação meteorológica nos Estados Unidos, onde o mês de maio historicamente concentra o pico da chamada “temporada de tornados” no país. O padrão atmosférico atual, com forte instabilidade e calor persistente, segue favorecendo novas ocorrências de tempo severo nos próximos dias.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.