Um tornado com ventos arrasadores atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, no fim da tarde desta sexta-feira. O fenômeno provocou grande destruição na área urbana e mobilizou equipes de resgate de toda a região.

REPRODUÇÃO
De acordo com informações preliminares da prefeitura e da Defesa Civil, cerca de 60% das residências e prédios da cidade foram danificados ou completamente destruídos. A força do vento destelhou casas, derrubou árvores, postes e estruturas de alvenaria, além de deixar ruas intransitáveis.
Um supermercado teria desabado durante o temporal, e há relatos de pessoas soterradas ou aguardando resgate entre os escombros. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, profissionais da saúde e dezenas de voluntários atuam desde o início da noite nas buscas e no atendimento às vítimas.
O prefeito Sezar Bovino afirmou que todas as secretarias municipais foram mobilizadas e que a Defesa Civil do Paraná já foi acionada para reforçar as ações de emergência. “O cenário é de muita destruição. Estamos trabalhando para atender as famílias e organizar o socorro com apoio de todo o Estado”, declarou.
A prefeitura informou ainda que deve divulgar nas próximas horas um PIX oficial para doações, a fim de auxiliar as famílias atingidas pelo tornado, enquanto segue o levantamento dos estragos e o número total de feridos e desabrigados.
🔴 AGORA | Tornado arrasa com município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu. Vários prédios e casas vieram abaixo. Há relatos de pessoas soterradas. Equipes de emergência atuam no resgate. Saiba mais do tornado em https://t.co/cCRIo33YAN. pic.twitter.com/tyXYYehXTN
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025
🔴 AGORA | Parte do município de Rio Bonito do Iguaçu não existe mais. Tornado arrasou com parte da cidade paranaense com destruição total de prédios e casas. Saiba mais do tornado em https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/LmzTvKzLma
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025
Uma linha de instabilidade se formou à tarde entre o Noroeste e o Norte gaúcho e provocou temporais. O fenômeno associado à formação do ciclone é uma faixa alongada de nuvens de tempestade que se forma na atmosfera em resposta a um forte contraste entre massas de ar — geralmente, ar quente e úmido à frente e ar mais frio e seco atrás —, podendo se estender por centenas de quilômetros.
A temperatura de 34,5°C registrada hoje no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, foi a temperatura mais alta do ano na estação e a temperatura mais alta para o mês de novembro desde o início da operação da estação em 2001, informou o Simepar. Ao mesmo tempo, massa de ar frio avançava pelo Nordeste da Argentina.
O principal perigo associado a esse tipo de sistema são os ventos horizontais violentos, conhecidos como straight-line winds em inglês, mas linhas de instabilidade podem causar também microexplosões e até tornados. A MetSul havia alertado para o risco de tornados.
