Tornado destruiu lojas e virou carros estacionados ao atingir um shopping center na cidade norte-americana de Gaylord (MI) | MICHIGAN STATE PATROL/DIVULGAÇÃO

Tornado deixou um morto e dezenas de feridos no Norte dos Estados Unidos na tarde da sexta-feira. No mesmo dia, no outro lado do Atlântico, outro e enorme tornado causou destruição ao atravessar uma cidade alemã. O twister que se formou no Norte do território norte-americano, quase na divisa com o Canadá, espalhou destruição na cidade de Gaylord, no Norte do estado de Michigan.

De acordo com o balanço das autoridades, houve uma morte e 44 pessoas lesionadas em Gaylord. O tenente Jim Gorno, do Departamento de Recursos Naturais de Michigan, descreveu a cena na área à rede CNN como “catastrófica”, com carros capotados e estruturas destruídas. Foi decretado o toque de recolher até a manhã deste sábado no município.

O tornado atingiu a área por volta das 15h48, hora local, atingindo locais como lojas e shopping center que estavam repletos de pessoas no meio da tarde. “Nós não estamos acostumados com isso aqui”, disse um político local. “Não temos sequer sirenes como em outras partes do país”. Isso porque o estado de Michigan tem uma média de apenas 15 tornados por ano devido ao seu clima muito frio.

Membro do conselho de vereadores da cidade de Gaylord, Jordan Awrey relatou que alguns estabelecimentos e comércios na área agora parecem que “nunca estiveram lá” porque sumiram com a destruição do tornado. “A cidade está devastada”, disse Awrey, acrescentando que está confiante de que sua comunidade será capaz de se unir e reconstruir.

A Polícia do Estado de Michigan informou no Twitter que árvores e cabos de energia estavam bloqueando estradas e informou que “várias casas e empresas” foram danificadas. A polícia chegou a apelar para que as pessoas ficassem longe da área afetada já que havia várias equipes de ambulâncias de toda a região respondendo à ocorrência.

Antes da tempestade, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos havia colocado grande parte do Norte de Michigan sob um alerta de tempestade severa e advertiu que “um ou dois tornados” era possíveis. A tempestade que gerou o tornado irrompeu ao longo de forte frente fria cruzando o país. A mesma frente fez com que as temperaturas em Denver, nas Rochosas, caíssem mais de 25ºC em 24 horas.