Anúncios

Foto aérea mostra edifícios destruídos e danificados em uma área afetada por um tornado que atingiu Guangzhou, na província de Guangdong, no Sul da China. | CNS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Pelo menos cinco pessoas morreram e 33 ficaram feridas depois que um tornado atingiu a cidade chinesa de Guangzhou no sábado, informou a mídia estatal. A agência de notícias oficial da China, Xinhua, disse que o tornado atingiu a capital da província de Guangdong, no Sul do país, por volta das 15h, hora local.

O tempo tem sido extremo neste dias no coração industrial do país. Guangdong, a província mais populosa da China, abriga 127 milhões de pessoas e milhares de fábricas que alimentam o setor de exportação do país. Nos últimos dias, a região foi assolada por violentas tempestades.

Cerca de 141 fábricas foram danificadas, mas nenhuma casa desabou, informou a Xinhua. Imagens publicadas pela mídia estatal mostraram céu escuro no meio do dia. Vídeos nas redes sociais exibiam carros danificados e árvores arrancadas.

No início desta semana, chuvas torrenciais em Guangdong causaram graves inundações, deixando quatro mortos. De acordo com a mídia estatal, foram as piores inundações que algumas partes da província sofreram desde a década de 1950.

Tornados não são incomuns na China. Em setembro, 10 pessoas morreram depois que um tornado atingiu Suqian, província de Jiangsu, no Leste do país. Em 2021, dois tornados atingiram o país num dia, matando 12 pessoas, incluindo oito em Wuhan.

Uma investigação preliminar realizada pelo departamento meteorológico provincial determinou que o tornado tinha uma intensidade de nível três – dois níveis abaixo do nível de intensidade mais alto, cinco – e que se deslocou por uma distância aproximada de um quilômetro. Os socorristas dos departamentos de gerenciamento de emergências, Meteorologia, bombeiros, água e saúde da cidade, bem como os moradores locais, foram enviados imediatamente ao local após a passagem do tornado.

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra. Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.