O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) confirmou a ocorrência de um tornado EF4 com um percurso de 192 quilômetros na noite de 14 de março nos estados de Arkansas e Missouri, no Centro-Sul norte-americano.

MICHAEL B. THOMAS/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL
Além da incomum extensão que o tornado percorreu, espalhando destruição por onde passou, a duração do evento foi também incomum. O tornado durou, conforme o NWS, nada menos que 1 hora e 45 minutos.
Isso fez com que esse fosse o tornado com o percurso mais longo desde a noite dos tornados de Mayfield, no estado do Kentucky, em 11 de dezembro de 2021.
Naquela ocasião, vários tornados causaram danos ao longo de trajetos de 271,2 km e 197,3 km, respectivamente.
Foi também o tornado com o percurso mais longo no estado do Arkansas desde 2008 e ficou entre os 0,1% de tornados com os trajetos mais extensos já registrados nos Estados Unidos até hoje, de acordo com a estatística oficial.
Segundo a avaliação do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, o tornado de 14 de março deste ano tocou o solo próximo de Alco, no Condado de Stone, Arkansas, e seguiu rumo a Nordeste próximo da Rodovia 14 e, posteriormente, da Rodovia 5.
Uma estação meteorológica automática registrou uma rajada de vento de 243 km/h durante a passagem do tornado.
Em Larkin e Franklin, no Arkansas, três casas desapareceram com danos típicos de ventos de intensidade EF4. Posteriormente, o tornado avançou para a área de responsabilidade do escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Paducah, atingindo os condados de Ripley e Butler, no Missouri, causando danos equivalentes a um tornado EF2.
Inicialmente, acreditava-se que os danos haviam sido causados por dois tornados distintos. No entanto, imagens de satélite revelaram um caminho de destruição contínuo, embora os danos mais significativos tenham sido intermitentes, provavelmente porque o tornado chegou a “pular” em alguns momentos.
Como foi o mesmo funil de tornado (e não uma nova formação da tempestade) o responsável por ambos os trajetos de dano, os escritórios do NWS de Little Rock e Paducah trabalharam juntos para confirmar um único percurso de tornado com 191,5 quilômetros de extensão.
Os ventos máximos foram estimados em 274 km/h pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. Houve quatro feridos e nenhuma morte, apesar da longa duração, a enorme distância percorrida e a violência do tornado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.