Ar muito quente, trazido por uma corrente de jato (vento) em baixos níveis, invadirá o Rio Grande do Sul hoje, trazendo dia de intenso calor com máximas perto ou acima de 35ºC. Em pontos dos vales não afastamos máximas acima dos 35ºC. Porto Alegre deverá ter 33ºC a 35ºC na maioria dos bairros da cidade. Mesmo na Serra, na região de Caxias do Sul e Gramado, são esperadas máximas acima de 30ºC. Na fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho, a maior presença de nuvens com chuva em alguns pontos vai dificultar um aquecimento maior.
O ar quente servirá de combustível para a formação de tempestades, algumas fortes a severas, nesta terça-feira no Centro da Argentina e no Uruguai. Durante a madrugada já houve registro de granizo em pontos do Leste uruguaio. A interação da corrente de jato com a frente fria traz divergência (cisalhamento) de vento no Uruguai e em Entre Rios (Argentina) com risco de atividade tornádica. Algumas áreas do Uruguai, que enfrentam cheias e enchentes com 800 desabrigados, têm chuva forte nesta terça-feira com provável agravamento das inundações.
Não bastasse, centro de baixa pressão no Atlântico trará vento forte a intenso entre a tarde e a noite de hoje e no começo da quarta-feira para o Sul e o Leste do Uruguai, incluindo Montevidéu, com rajadas de 80 km/h a 100 km/h, isoladamente superiores. Pode ventar forte também no Oeste do Rio Grande do Sul no final desta terça-feira, como nas áreas de Uruguaiana e Quaraí, com o ingresso de ar mais frio.