Anúncios

Porto Alegre teve um forte temporal com chuva intensa no fim da tarde de hoje. Choveu em pouco mais de meia hora 53 mm na área central da cidade, assim mais da metade da média histórica de precipitação do mês todo. O temporal coincidiu com o movimento do trânsito do fim da tarde numa sexta-feira e os alagamentos generalizados levaram caos à cidade.


Algumas ruas pareciam rios e era impossível transitar de carro. A chuva veio com raios e vento que chegou a 60 km/h no Aeroporto Salgado Filho. Vários voos com destino a Porto Alegre não conseguiram pousar e alternaram para aeroportos como os de Florianópolis e Curitiba.

Áreas de instabilidade se formaram no Oeste gaúcho durante a manhã, alcançaram o Centro do Estado à tarde e ganharam muita força sobre a Região Carbonífera antes de Porto Alegre. Por isso, a Capital foi muito atingida.

E não teve nada de frente fria. O ar quente foi decisivo para que se formasse  a instabilidade. E será responsável por chuva novamente hoje no Estado. Tanto este sábado como o domingo devem ser dias de temperatura elevada pra maio, inclusive acima de 30ºC, sobretudo na Metade Norte.  Domingo, aliás, é um dia preocupante.


Frente fria avançará pelo Estado e, ao encontrar o ar tropical, será alto o risco de tempo severo com chuva localmente forte a intensa e temporais que isoladamente podem ser severos com vendavais e granizo.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios