Um temporal com chuva forte a intensa atingiu a cidade do Rio de Janeiro no começo da noite desta sexta-feira (28), provocando alagamentos isolados, transtornos no tráfego e levando o município a entrar em Estágio 2 às 20h32, conforme informou o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio).

Gramado do estádio São Janauário ficou alagado com a chuva intensa | AMAZON PRIME/REPRODUÇÃO
A forte instabilidade ocorreu após um dia de calor, marcado por máxima de 33,7°C em Guaratiba, que ajudou a alimentar as nuvens carregadas que se formaram no fim da tarde e no início da noite em processo chamado de convecção.
A convecção é o nome dado ao processo natural em que o ar quente sobe e o ar frio desce na atmosfera. Quando o sol aquece o solo, o ar próximo à superfície também esquenta, fica mais leve e começa a subir. À medida que esse ar sobe, ele esfria e o vapor de água nele contido se condensa, formando nuvens.
Áreas de instabilidade geradas por ar tropical quente e úmido avançaram sobre a cidade e ganharam força rapidamente. Núcleos de chuva se intensificaram sobre a Zona Norte, Centro e Grande Tijuca, produzindo precipitação moderada a muito forte.
De acordo com dado do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, a chuva até às 21h na capital fluminense somou 39 mm no Grande Méier; 38,8 mm na Piedade; 31,2 mm em São Cristovão; 29,4 mm na Penha; e 28,8 mm na Tijuca e no Grajaú.
A tendência é que os volumes aumentem ainda mais, uma vez que às 21h ainda chovia forte a muito forte em diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro, especialmente na zona Norte da capital fluminense.
Como consequência da chuva intensa que caiu no final do primeiro tempo e durante o intervalo, o recomeço da partida entre Vasco e Internacional em São Januário foi adiado e até às 21h o segundo tempo não tinha começado pelos alagamentos no gramado do estádio vascaíno.
Para as próximas horas, a previsão indica muitas nuvens e ainda chance de chuva, que pode ser localmente moderada a forte, mas o fim de semana deve ter sol e calor. A temperatura se eleva muito a partir do domingo com calor intenso no começo da semana.
