Anúncios

Temporais vão tornar a ocorrer neste fim de semana no Sudeste do Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Assim como ocorreu durante a sexta-feira, nuvens carregadas vão se formar com chuva localmente forte e tempestades isoladas de vento e forte e granizo.

A MetSul Meteorologia antecipa que alguns temporais localmente podem ser fortes a severos com potencial de danos. Com a atmosfera aquecida e muito instável, há alto riso de vendavais isolados com quedas de postes, árvores e destelhamentos, em particular no interior de São Paulo e cidades do Centro, Oeste e o Sul mineiro.

Espera-se uma condição muito com o que se observa normalmente nos meses de verão com o aquecimento diurno formando as nuvens de maior desenvolvimento vertical que trazem chuva e tempestades principalmente em horas da tarde para a noite, embora já chova em alguns poucos pontos de manhã.

Tanto este sábado como o domingo terão condições propícias para tempestades com caráter localizado no Sudeste do Brasil. O número de temporais, entretanto, tende a ser maior durante o domingo, quando a instabilidade tende a aumentar no Centro do país. Será o dia com risco maior também de tempestades severas isoladas.

É importante enfatizar que estes temporais são localizados e não se trata de quadro de tempo severo generalizado. Essas tempestades não raro afetam apenas parte de um município.

Os temporais previstos para este fim de semana na Região Sudeste dão seguimento ao que já se verificou durante a sexta-feira, quando tempestades de vento e granizo foram responsáveis por causar danos em cidades paulistas e mineiras.

Temporal derrubou árvores em Frutal (MG) | HERIKA MACEDO/97 FM FRUTAL.

Vendaval causou estragos em Monte Azul Paulista (SP) | PREFEITURA/DIVULGAÇÃO

Ontem, forte temporal atingiu a cidade de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, causando danos. De acordo com a Prefeitura, ao menos 60 árvores caíram com a força do vento e houve ainda ocorrências por destelhamentos, rompimento de fios de energia e alagamentos. Em Ribeirão Preto, chuva torrencial causou alagamentos no começo da noite de sexta-feira.

Também no interior de São Paulo, um vendaval atingiu o município de Monte Azul Paulista. Várias árvores caíram com a força do vento e houve danos em residências e prédios públicos. A prefeitura local mobilizou equipes para remover as árvores caídas que obstruíam vias públicas.

Em Minas Gerais, a zona rural de Nova Resende foi castigada por vendaval com diversas casas destelhadas, árvores derrubadas e a queda de uma torre de internet. O granizo foi responsável por danos em lavouras de café. Em Frutal, também em Minas Gerais, outro vendaval causou danos e queda de árvores no município.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.