Uma intensa combinação de sistemas meteorológicos com uma baixa segregada — um vórtice ciclônico em médios e altos níveis — junto a uma baixa pressão em superfície e a uma frente fria criará um cenário de instabilidade com chuva forte e episódios isolados de temporais de granizo entre o Sul e o Sudeste nesta terça-feira.

Temporais devem ocorrer entre o Sul e o Sudeste do Brasil com atuação de baixas pressões | SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Segundo a análise da MetSul Meteorologia, os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais (Oeste, Centro e Sul) e Rio de Janeiro podem enfrentar chuva forte localizada e temporais durante esta terça.

Ao longo do dia, a instabilidade ganha intensidade especialmente no Nordeste de Santa Catarina e no Leste do Paraná, onde a chuva será frequente e, em alguns momentos, forte. Também chove em pontos do Norte do Rio Grande do Sul próximos da divisa catarinense.

Leia tambémCiclone vai impulsionar massa de ar frio para vários estados com geada

No estado de São Paulo, a chuva avança ao longo desta terça e atinge muitas cidades do estado. Irá se deslocar para áreas do Leste e Norte, alcançando o Triângulo Mineiro, o Centro e o Sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro.

No Nordeste catarinense, no Leste do Paraná e no Sul paulista, os volumes podem ser especialmente elevados, aumentando o risco de alagamentos e transtornos.

Curitiba deve enfrentar períodos de chuva forte durante esta terça. Já São Paulo terá pancadas localmente fortes entre a tarde e a noite. No Rio de Janeiro, a instabilidade mais expressiva ocorre da tarde desta terça até o início da quarta-feira.

Leia tambémCenário de grave risco de chuva extrema em parte do Sul do Brasil

A MetSul reforça o alerta para granizo, um risco característico de baixas segregadas. Por trazerem um núcleo de ar muito frio em altitude, esses sistemas aumentam o contraste térmico com o ar quente e úmido da superfície.

Isso favorece correntes ascendentes intensas, condição fundamental para a formação de pedras de gelo. Em episódios passados, sistemas semelhantes já provocaram granizo em grande quantidade, acumulando gelo em ruas e causando danos.

A baixa segregada — ou gota fria, como também é chamada — é uma área de baixa pressão que se forma quando uma parcela de ar frio se desprende da corrente de jato, o corredor de ventos fortes a altitudes elevadas que separa massas de ar quente e frio.