Anúncios

A segunda-feira de calor de até 34ºC na Capital e na Grande Porto Alegre favoreceu durante a tarde convecção profunda em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul com a formação de nuvens de tempestades. Houve temporais isolados. Caso de Santa Rosa. A cidade do Noroeste do Estado, que no fim de semana já tinha registrado temporal com 99,8 mm em apenas duas horas, ontem teve um novo episódio de tempo severo. A estação do Inmet na cidade acusou rajadas de vento de 99,7 km/h e chuva de 49 mm em só uma hora entre 15h e 16h.



Nuvem de desenvolvimento vertical que provocou temporais na Serra e nos vales vista da Capital – Rafael Marafon

Fim de tarde com grandes nuvens de desenvolvimento em Sobradinho, na região do Centro-Serra – Beto Tone


O mau tempo trouxe estragos nos vales do Caí e do Sinos. Em Pareci Novo, vendaval à tarde provocou destelhamentos de casas e prédios comerciais, e queda de postes (foto abaixo da Prefeitura). No Centro, uma madeireira, um restaurante e uma floricultura foram destelhados. Em Sapiranga, a ventania derrubou árvores e a chuva trouxe alagamentos. Cerca de 30 mil clientes ficaram sem luz na área da AES.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O sol aparece com nuvens no Estado nesta terça-feira, porém a massa de ar quente e úmido volta a trazer instabilidade com pancadas de chuva para grande parte do interior. Já pode chover cedo no Oeste, mas na maioria das áreas as pancadas ocorrem da tarde para a noite. Na região de Porto Alegre aumenta a chance de chuva localizada de verão da tarde para noite, especialmente nas cidades mais ao Norte da área metropolitana, como no Vale do Sinos. Pontos isolados podem ter chuva forte (volumes altos em curto período) e risco de temporal de vento forte e granizo. A MetSul Meteorologia alerta que o tempo se deteriora com chuva em grande parte do Rio Grande do Sul durante a quarta. Pode chover forte em vários pontos e não são descartados temporais isolados. Na quinta, o tempo ainda não firma e permanece a possibilidade de chuva em vários pontos do Rio Grande do Sul, notadamente no Nordeste do Estado (Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte). Nestas áreas, persiste o risco de chuva forte. Melhoria generalizada do tempo é esperada para a sexta.  

Anúncios