Anúncios

Os temporais do domingo causaram danos em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul por chuva forte a intensa, queda de granizo de variado tamanho e rajadas de vento com vendavais que passaram dos 100 km/h em alguns pontos.

Imbé na manhã de hoje após o temporal da noite de ontem com forte vendaval no Litoral Norte | JULIO COSTA/CAPÃO DENÚNCIAS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul relatou nesta segunda-feira que 13 municípios registraram estragos relacionados ao temporal do domingo, mas as informações apuradas pela MetSul Meteorologia indicam que houve danos em número muito superior de cidades com base em fotos, vídeos e notícias de imprensa local.

Conforme a Defesa Civil, uma das regiões mais atingidas foi o Litoral Norte, onde Osório, Imbé e Tramandaí tiveram ocorrências ocasionadas pela chuva. Em Osório, 43 casas ficaram destelhadas por conta do temporal. Além disso, a lona de um circo desabou, ferindo ao menos dez pessoas na noite passada. No momento do acidente, 200 pessoas assistiam ao espetáculo.

Na cidade de Imbé, seis destelhamentos foram registrados. Já em Tramandaí, além do mesmo número de casas destelhadas, houve o registros de dois incêndios em residências.

Além disso, o Corpo de Bombeiros teve de ser acionado para resgatar uma pessoa que ficou presa em elevador. Na rua coberta, localizada no Centro de Tramandaí, seis carros ficaram danificados.

Em São Lourenço do Sul, houve queda de granizo. O temporal afetou localidades como Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia. Outras cidades atingidas pelo temporal, segundo dados da Defesa Civil, foram Barra do Quaraí, Cachoeira do Sul, Candelária, Condor, Estância Velha, Pelotas, Santa Maria, São Vicente do Sul e Venâncio Aires.

Levantamento da MetSul Meteorologia, entretanto, mostra que houve danos pelos fortes temporais ainda em cidades como Cidreira, Mostardas, Tavares, Porto Alegre, Viamão, Capão da Canoa, Terra de Areia, Não-Me-Toque e Igrejinha, dentre outras.

O ar muito quente e instável, a aproximação de uma frente fria que começou a ingressar pela fronteira e a atuação de uma corrente de jato trouxeram os temporais do domingo no Rio Grande do Sul. A temperatura durante a tarde chegou a 40ºC em Uruguaiana, no Oeste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.