Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de novos temporais de granizo nesta segunda (24) no Sul e no Sudeste do Brasil como consequência de forte instabilidade que afetará vários estados da tarde para a noite de hoje.

Granizo ontem em Erechim (RS) | REDES SOCIAIS

Uma baixa pressão sobre São Paulo, que dará origem a um ciclone na costa do Sudeste do Brasil entre terça (25) e quarta-feira (26) pode provocar chuva localmente forte e temporais isolados principalmente na tarde de hoje.

O risco se concentra na Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (mais no Leste dos dois estados), São Paulo (todas as regiões), Rio de Janeiro (muito isolado) e em Minas Gerais (maior risco no Sul mineiro).

A instabilidade associada ao centro de baixa pressão gerará movimentos convectivos na atmosfera, especialmente da tarde para a noite, com a formação de nuvens carregadas capazes de gerar chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de granizo (com variado tamanho) e vento forte.

A presença de ar muito quente sobre o Centro do Brasil com calor intenso vai contribuir para a forte instabilidade do centro de baixa pressão. Ontem, a temperatura durante a tarde atingiu 35ºC no interior de São Paulo e a 37ºC no Mato Grosso do Sul.

O fim de semana já foi de granizo com tempestades atingindo os estados do Sul e São Paulo tanto no sábado como no domingo. No sábado, as piores ocorrências se deram em Santa Catarina. No domingo, o evento mais grave ocorreu na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul.

Violento temporal de granizo atingiu Erechim na tarde do domingo (23), provocando destruição generalizada em praticamente todos os bairros da cidade. As pedras de gelo caíram destruíram telhados, quebraram vidraças e danificaram veículos, muitos deles com parabrisas estilhaçados e latarias perfuradas.

Equipes de emergência enfrentaram sobrecarga de chamadas. Bombeiros, Defesa Civil e servidores municipais foram mobilizados em ocorrências de danos estruturais, quedas de árvores e avaliação dos prejuízos.

Com a destruição, a Prefeitura de Erechim decretou situação de emergência ainda no domingo. O decreto permite a mobilização total da estrutura pública para ações imediatas de assistência à população e resposta aos danos. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, cerca de 5 mil casas foram atingidas pelo granizo.

As aulas nas redes municipal, estadual e privada estão suspensas nesta segunda-feira (24), assim como o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A UMRS, antiga UPA, seguirá aberta com atendimento reforçado até as 23h, priorizando feridos. O Hospital Santa Terezinha também registrou danos em parte dos leitos e suspendeu cirurgias eletivas. Apenas casos de extrema urgência serão atendidos.

Anúncios