Uma onda de tempestades está em andamento no final deste domingo no Rio Grande do Sul com uma poderosa linha de instabilidade associada à formação de um ciclone na costa uruguaia se deslocando de Sul para Norte pelo território gaúcho.
A imagem do satélite GOES-16 das 20h deste domingo mostrava a linha organizada com diversas células de tempestade avançando pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, entretanto na dianteira se formavam núcleos de instabilidade forte isolados, como, por exemplo, na Lagoa dos Patos.
A MetSul Meteorologia apurou a ocorrência de tempestades severas com estragos na Argentina e no Uruguai devido à linha de temporais que começou a ingressar no Rio Grande do Sul pela fronteira no fim da tarde.
Ventos acima de 100 km/h foram anotados na província argentina de Santa Fé, informou a Meteorologia oficial do governo argentino. Na localidade de Cayastá, os danos foram graves e meteorologistas argentinos cogitavam a passagem de tornado.
Posible tornado en Cayastá (Santa Fé), a 82 kilómetros de la Capital. pic.twitter.com/9uSbLSroDk
— Tiempo AMBA (@Tiempo_AMBA) December 1, 2024
O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu alerta máximo para províncias a Oeste do Rio Grande do Sul e do Uruguai e chegou a advertir para tornados, o que jamais tinha feito.
Já o serviço meteorológico oficial do Uruguai da mesma forma emitiu o mais alto nível de alerta de sua escala para departamentos do Norte do país, fronteiriços com o Rio Grande do Sul. As informações preliminares até o começo da noite davam conta de estragos por vendavais em localidades do interior uruguaio.
A estação do Instituto Uruguaio de Meteorologia no Aeroporto de Artigas registrou vento de 104 km/h. A cidade uruguaia faz fronteira com o município gaúcho de Quaraí, no Oeste do estado.
TEMPO | Estação do Inumet (@MeteorologiaUy) no aeroporto de Artigas registrou vento de 104 km/h. Artigas faz fronteira com Quaraí (RS). h/t @mario_bidegain pic.twitter.com/ZHkqjBgxqj
— MetSul.com (@metsul) December 1, 2024
No Rio Grande do Sul, grande parte deste domingo foi marcada por sol e nuvens com intenso calor e abafamento. Em um dos dias mais quentes da primavera, a temperatura chegou a 38ºC em Campo Bom e a 36ºC na estação oficial do Jardim Botânico de Porto Alegre.
Justamente o ingresso do ar muito quente intensificava a linha de tempestades que começava a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho no final da tarde e no começo da noite de hoje com vendavais, chuva forte e queda de granizo.
Moradores de diferentes municípios do Oeste e do Sul já relatavam falta de luz. Na BR-158, perto de Livramento, o vento havia derrubado árvores e galhos. Na região de Bagé e Aceguá, pedras de granizo de grande tamanho caíram. O mesmo ocorreu no interior de Dom Pedrito. Camaquã também teve temporal de granizo no fim da tarde.
TEMPO | Temporal com granizo no fim da tarde em Camaquã. São as células de tempestade na Lagoa dos Patos cujos relâmpagos se viu de Porto Alegre, mas a linha principal de tempestades ainda está por chegar em Camaquã. 📷 João Matheus Franz pic.twitter.com/tSf4RULgis
— MetSul.com (@metsul) December 1, 2024
AGORA | Granizo médio a grande na zona rural de Dom Pedrito. O registro é da localidade de Chicaca. Há relatos de danos na rede elétrica e alagamentos em diversos pontos. 📷 Folha da Cidade pic.twitter.com/J1PfRToXxF
— MetSul.com (@metsul) December 1, 2024
TEMPO | Granizo em Aceguá, na fronteira com o Uruguai. 📷 Divulgação/Puro Grão pic.twitter.com/p5ZZhWHY8j
— MetSul.com (@metsul) December 1, 2024
Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia na fronteira registraram até o começo da noite deste domingo rajadas de vento de 86 km/h em Dom Pedrito, 77 km/h em Santana do Livramento e 75 km/h em Bagé, mas recém a instabilidade ingressava no território gaúcho.
AGORA | Árvores e galhos caídos por vendaval sobre a pista da BR-158 a cerca de 40 quilômetros de Livramento. pic.twitter.com/OpOJQmPRCO
— MetSul.com (@metsul) December 1, 2024
Nas próximas horas, a linha de instabilidade avança para Norte e atinge áreas como a de Porto Alegre, os vales e a região de Santa Maria no final deste domingo. Na Grande Porto Alegre, a estimativa é que a linha chegue quase no fim do dia, entre 23h e meia-noite. Na madrugada da segunda-feira, a chuva e os temporais se deslocam pela Metade Norte gaúcha.
Há um alto potencial de tempestades fortes a severas com chuva torrencial de curta duração com altos volumes, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho (até médio a grande) e ainda vendavais.
Existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h.
Com isso, os temporais podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes, e ainda colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada com número elevado de pessoas sem luz.
A segunda-feira começa com chuva e temporais entre a madrugada e de manhã na Metade Norte gaúcha. Mais ao Norte do estado, a chuva do começo do dia pode ser intensa em algumas cidades. Os temporais tendem a ocorrer mais em horas da madrugada na região.
A melhora do tempo que será percebida desde mais cedo no Oeste e no Sul gaúcho deve alcançar as demais regiões no decorrer do dia. Por isso, várias cidades do Centro para o Norte gaúcho começam a segunda com chuva e depois terão sol. A temperatura declina com ingresso de ar mais ameno e será agradável na maior parte do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.