Anúncios

REPRODUÇÃO

Tempestades severas atingiram a Argentina ontem e devem prosseguir nesta quinta-feira no país vizinho com o avanço de uma frente fria do Sul para o Centro argentino. A frente provocou temporais fortes a intensos de granizo de variado tamanho e ainda a formação de um tornado, sem danos.

Os temporais afetaram diversas províncias argentinas durante a quarta-feira, como San Luís, La Pampa, Buenos Aires, Chubut, Rio Negro e Mendoza. Em alguns locais, a chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo até de tamanho médio a grande,

La Pampa foi a província mais atingida pelos episódios de tempo severo da quarta-feira. Em localidades próximas à cidade de Santa Rosa, a tempestade trouxe granizo e chuvas intensas, embora danos significativos.

O que mais chamou a atenção foi a formação de um tornado na zona rural da cidade de Puelén. Na área conhecida como “Los Tres Cerritos”, a cerca de 10 quilômetros da área urbana de Puelén, moradores registraram em vídeo a formação de um tornado.

O tornado de Puelén foi consequência de tempestades severas que afetavam naquele instante o Sudoeste da província de La Pampa, e que produziam outros fenômenos de severidade na área.

As mesmas tempestades severas causaram ainda granizo de variado tamanho e alguns episódios com pedras de médio a grande diâmetro. Um dos pontos mais castigados pelo granizo grande foi a localidade de Naicó, também na província de La Pampa, onde as pedras de gelo foram enormes.

Entre hoje e amanhã, a onda de tempestades prossegue na Argentina com elevado risco de tempo severo. Os temporais mais fortes devem ocorrer em províncias do Centro para o Norte do país e em algumas localidades podem provocar danos.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu avisos de tempestades para várias províncias, como Santa Fé, Entre Ríos, Corrientes, Chaco, Jujuy, Salta, Formosa, Córdoba, San Luís, San Juan, Tucumán e Santiago del Estero.

O tempo já se instabilizou na área da capital argentina, mas sem registro de temporais. Buenos Aires e a Grande Buenos Aires tinham céu encoberto com chuva leve a moderada no começo da manhã desta quinta-feira.

A MetSul Meteorologia destaca que as tempestades severas que afetam a Argentina não representam risco para o Rio Grande do Sul. O sistema de tempestades vai avançar pelo Norte da Argentina e se deslocar para o Brasil mais ao Norte, ingressando pelo Paraná e o Mato Grosso do Sul amanhã, antes de atingir estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.