Anúncios

Após uma quinta-feira escaldante com máximas perto de 40°C temporais localizados provocaram alagamentos e destelhamentos em pontos da região metropolitana de Porto Alegre. A tarde foi de grande desconforto e calor intenso generalizado pelo território gaúcho.

A sequência de imagens de satélite do satélite GOES-19 abaixo mostra a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, nuvem cumulo nimbus, de forma bem localizada em pontos da Serra e da Grande Porto Alegre em meados da tarde de hoje. Por outro lado, na grande maioria das regiões a tarde foi de tempo aberto com poucas nuvens propiciando o forte calor.

Segundo a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura máxima foi registrada em Campo Bom no Vale do Sinos com 38,1°C às 15h antes do avanço da chuva. Em Sapucaia do Sul e Sertão Santana a máxima chegou a 37,3°C. Na capital gaúcha a temperatura alcançou 37,1°C no Jardim Botânico, a maior marca deste verão até em Porto Alegre. No dia 6 de dezembro do ano passado o INMET anotou a mesma marca na capital.

De acordo com os dados das estações automáticas as máximas beiraram os 40°C em diversos pontos. A maior marca de temperatura ocorreu em Estrela no Vale do Taquari com 39,7°C e Cerrito na Zona S5ul do Estado. Na sequência fez 39,5°C em Candelária, 39,4°C em Santa Cruz do Sul, 39°C em Montenegro.

Em meados da tarde células isoladas de tempestades se formaram devido ao calor extremo em pontos da Serra, vale do Rio Pardo e pontos da Grande Porto Alegre, sobretudo, a parte Norte e Leste da região. Em Campo Bom choveu 40 mm em menos de 1 hora com alagamentos que levaram transtornos para vários pontos da cidade. A temperatura despencou de 38,1°C das 15h para 20,1°C às 17h. Quase 20°C em menos de 2 horas.

Em Novo Hamburgo e Sapiranga o dia virou noite com a densa camada de nuvens espessas que levaram temporais com alagamentos na cidade.

Na serra os temporais foram ainda mais isolados. Na cidade de Nova Petrópolis choveu forte com rajadas de vento que derrubaram ao menos um poste.

Nos Campos de cima da serra em Cambará do Sul e em São José dos Ausentes houve chuva forte queda de granizo que chegou a acumular.

NOITE TERÁ DESCONFORTO

A noite dessa quinta-feira será de grande desconforto no Rio Grande do Sul por conta do ar quente e úmido que irá predominar com a aproximação de uma nova frente fria. A temperatura ao redor das 19h30 ainda oscilava ao redor de 28°C a 30°C em cidades do vale do Rio Pardo, Noroeste, Oeste e região metropolitana de Porto Alegre. A madrugada de sexta terá marcas altas de temperatura e abafamento.

NOVA RODADA DE TEMPESTADES NESTA SEXTA

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O sol chega a aparecer na maioria das localidades do estado, mas no Oeste e no Sul o tempo se instabilizará com chuva ainda entre a madrugada e de manhã. No decorrer do dia, sobretudo da tarde para a noite, a chuva alcança outras áreas do estado que antes tiveram ainda horas de sol. O tempo começa a mudar pela fronteira Sul, ou seja,  chuva começa pela fronteira com o Uruguai  e parte da fronteira com a Argentina no turno da manhã e gradualmente avança para o Centro e Norte do Estado. Com isso o dia começa muito abafado e desconfortável em cidades da Metade Norte. Em muitas áreas a temperatura poderá passar de 30°C antes do meio-dia, caso da região metropolitana e dos vales. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados com raios, vento e granizo. Antes da chegada do sistema frontal, a temperatura estará alta e faz calor. O calor vai ser mais intenso nos vales, Serra, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e no Noroeste do estado.

No sábado o tempo fica úmido, abafado e instável com pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura oscila menos nas faixas leste e sul com máximas que não passam de 25°C. Entretanto, essa não é a realidade do estado que em grande parte seguirá com calor a tarde. Na fronteira com o Uruguai o tempo fica seco desde cedo e refresca por conta do vento sul. No interior, sobretudo, na fronteira com a Argentina o tempo seguirá abafado com marcas ao redor de 30°C a tarde.

Anúncios