A semana no Rio Grande do Sul vai ter sol e nuvens com períodos de chuva, entretanto as mais recentes projeções dos modelos numéricos diminuíram os volumes de precipitação no Estado. Nesta segunda-feira, o sol aparece com nuvens no território gaúcho em outra jornada de temperatura agradável, porém a atmosfera se instabiliza com chuva no Oeste e na Campanha até o final do dia. Na madrugada desta terça, a instabilidade rapidamente irá tomar conta do Estado com chuva e trovoadas em alguns pontos, mas da tarde para a noite haverá melhoria e o sol pode aparecer em pontos do Rio Grande do Sul. O tempo não firma, contudo, e algumas áreas ainda terão chuva à noite. Na quarta, o sol aparecerá com nuvens no Estado, mas no começo do dia ainda pode ter instabilidade em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho. A quinta-feira vai ser mais uma jornada de sol e nuvens no Estado, mas o tempo pode se instabilizar em parte do interior, especialmente na Metade Oeste. A quinta-feira começa fria e não se descarta mínima negativa nos Aparados. Já na sexta-feira, o dia terá sol e nuvens no Estado com mais nuvens e chance de chuva durante o período em pontos do Oeste e do Sul gaúcho.

 

Projeção de chuva para a semana (hoje a sábado) do modelo norte-americano GFS e disponível na seção de mapas com quatro atualizações diárias. O modelo europeu, ao contrário do indicado pelo GFS, projeta volumes menores no Rio Grande do Sul e os acumulados mais altos sobre o Uruguai.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol predomina nesta segunda-feira. Na terça, aumento de nebulosidade com chuva em diferentes pontos dos dois estados, mas com acumulados baixos. Na quarta-feira, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens. Na quinta-feira e na sexta, céu parcialmente nublado a nublado na maioria das regiões catarinenses e do Paraná, mas pontos próximos da costa, no Leste dos dois estados, devem ter uma maior nebulosidade com chance de precipitação devido ao fluxo de umidade marítima.

No Sudeste do Brasil, o tempo seco predomina no decorrer da semana em dias com sol e elevação gradual da temperatura. Na quinta e na sexta, por conta de uma massa de ar frio de trajetória oceânica, o fluxo de umidade do mar para o continente que encontra as áreas de Serra deve trazer mais nuvens e chuva para pontos perto do litoral em São Paulo, até na capital paulista, e ainda para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vai esfriar moderadamente em São Paulo na quinta.