O tempo já começou a mudar no Sul do Brasil pela atuação de um centro de baixa pressão atmosférica e desde a tarde desta quarta-feira já chove em áreas da Metade Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste e o Meio-Oeste catarinense.
Muitas nuvens já avançavam sobre Porto Alegre no entardecer desta quarta-feira após uma tarde ensolarada. Já nesta noite não se afasta instabilidade isolada na área metropolitana. Nesta quinta, a capital gaúcha e região vão ter períodos de chuva ao longo do dia. | FERNANDO OLIVEIRA
Conforme estações de medição do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, até às 19h desta quarta-feira choveu no Rio Grande do Sul 25 mm em Erechim, 21 mm em Passo Fundo, 13 mm em Liberato Salzano e Jacutinga, 10 mm em Erval Seco, 9 mm em Alpestre e Paim Filho, 8 mm em Cacique Doble, 7 mm em Sinimbu e Coronel Bicaco, 6 mm em Marau e 5 mm em Palmeira das Missões.
Já em Santa Catarina, de acordo com dados da Epagri-Ciram, havia chovido até o início da noite 24 mm em Pinhalzinho, 21 mm em Seara, 19 mm em Xanxerê, 17 mm em Ouro, 16 mm em Concórdia, 13 mm em Piratuba, e 5 mm em Videira.
O centro de baixa pressão passa a atuar no Rio Grande do Sul nesta quinta e traz um dia de instabilidade em parte do estado. Chove ainda entre a madrugada e de manhã principalmente entre os vales, a Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. No decorrer do dia, a chuva se concentra mais na Metade Norte.
Não se pode descartar chuva moderada a localmente forte em alguns pontos, até com um risco menor de granizo, mas em geral a chuva deve ser fraca e se acumulados muito altos na Metade Norte.
Na Metade Sul, por sua vez, instabilidade muito isolada. Mais a Oeste, na área de Uruguaiana, sequer deve chover. Com isso, o sol deve aparecer com nuvens em alguns locais e mesmo nas áreas sob chuva podem ocorrer intervalos de melhoria.
Muitas nuvens cobrem a Grande Porto Alegre nesta quinta-feira com períodos de chuva. Já chove entre a madrugada e de manhã, mas o tempo não firma da tarde para a noite. Podem ocorrer alguns momentos de melhoria temporária com ocasionais aberturas passageiras.
Na sexta-feira, chove em todas as regiões de Santa Catarina e na maioria das áreas do Paraná, exceção de pontos mais ao Norte paranaense, por conta da frente fria que vai se originar a partir do centro de baixa pressão.
No Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens na maior parte do estado. No começo do dia, a frente fria traz chuva para o Nordeste gaúcho, como em localidades entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, mas depois o tempo melhora. No final do dia, pela circulação de baixa pressão, o tempo se instabiliza no Sul.
No sábado, a circulação de baixa pressão no oceano avança com nuvens e chuva pelo Leste do estado, trazendo precipitação principalmente para a área das lagoas e costa com rajadas de vento por vezes fortes. A instabilidade pode afetar a área da capital gaúcha em parte do sábado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.