Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que as tempestades vão prosseguir no Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira após uma madrugada com enorme quantidade de raios no estado e ocorrências de granizo de variado tamanho em um grande número de cidades sobre o estado.

Madrugada foi de muitíssimos raios no Rio Grande do Sul | ROMAR RIGON

Uma frente quente começou a se formar no final da quinta-feira e se organizou durante a madrugada desta sexta-feira com nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, carregadas. Normalmente, em frentes quentes há uma grande incidência de raios e de granizo nos meses de inverno.

A frente quente se formou por conta de ar muito quente em altitude invade o Rio Grande do Sul com uma corrente de jato em baixos níveis que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste. Ao encontrar a atmosfera mais fria sobre o estado, o ar quente formou as nuvens carregadas e a frente quente com chuva e temporais.

O tempo já melhora em setores do Oeste, Noroeste e do Norte do estado com ingresso de ar mais seco e quente, mas temporais persistem ainda na manhã desta sexta-feira em pontos do Centro, Sul e o Leste do estado, inclusive na região de Porto Alegre.

No decorrer do dia, grande parte da instabilidade se desloca para o Sul do estado e segue ainda em parte do Leste gaúcho, onde a chuva deve se intensificar muito com grande quantidade de raios e granizo em muitas cidades, e que em alguns pontos pode ser de médio a grande tamanho com danos.

No Oeste, no Centro e na Metade Norte, com o avanço do ar mais seco e quente do jato de baixos níveis, o sol aparece com nuvens com vento Norte moderado a forte e muito calor, o que formar novas áreas de instabilidade com chuva e tempestades no fim da tarde e à noite.

Tempestades de granizo e muitos raios continuam com piora no Sul gaúcho

O granizo, conforme a nossa análise, segue sendo o principal risco de tempo severo nesta sexta no Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, à medida que a instabilidade da frente quente se move para o Sul, pressionada pelo ar quente, cidades da Campanha e do Sul do estado são as de maior risco de tempo severo por granizo com muitos raios e pancadas  de chuva por vezes torrenciais. O granizo ainda deve afetar locais do Leste do estado.

Advertimos que, no geral, o granizo deve ser de pequeno tamanho, mas que em alguns pontos as pedras de gelo podem ser de média a grande dimensão com possibilidade de causar danos. Granizo localizado de maior tamanho pode ser acompanhado ainda por intensas rajadas de vento, igualmente capazes de trazer danos.

Vento Norte forte e calor intenso

A corrente de jato em baixos níveis com ar quente, que fornece a energia para temporais, segue atuando no Rio Grande do Sul ao longo desta sexta-feira e nas primeiras horas do sábado, provocando vento Norte forte a intenso em muitas cidades e trazendo elevadas temperaturas.

A intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (JBN) provocará vento do quadrante Norte moderado com rajadas fortes a muito fortes. O vento em muitas cidades deverá atingir de 50 km/h a 80 m/h, mas em alguns pontos pode alcançar até 80 km/h a 100 km/h com risco de quedas de árvores e falta de luz.

Onde mais deve ventar forte de Norte com a corrente de jato será no Oeste, Centro e no Sul gaúcho, embora se espere que o tempo fique ventoso em outras regiões como a Metade Norte. Neste tipo de situação particular de JBN, Porto Alegre e a maior parte da região metropolitana não costumar ter vento muito forte, exceção de pontos perto da Serra como o Vale do Sinos.

Com o afastamento da instabilidade no decorrer do dia e a volta do sol em parte do estado sob vento Norte, a temperatura vai disparar. Espera-se calor, em vários municípios forte a intenso, no Oeste, Centro e Metade Norte com mais de 30ºC em diversas cidades e até 35ºC ou mais em algumas.

Faz calor até na Serra, onde em algumas localidades pode fazer perto de 30ºC. Na área metropolitana, mais ao Sul o aquecimento será menos expressivo, porém mais ao Norte da Grande Porto Alegre e perto da Serra as máximas podem passar de 30ºC. Já no Sul e parte do Leste gaúcho, a chuva impedirá maior aquecimento.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.