Anúncios

Washington, a capital dos Estados Unidos, foi uma das cidades mais atingidas pelos temporais fortes a severos que varreram a Costa Leste norte-americana durante a segunda-feira, deixando vítimas e estragos. | STEFANI REYNOLDS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Pelo menos duas pessoas morreram e milhões ficaram sem energia elétrica no Leste e Nordeste dos Estados Unidos após violentas tempestades que atingiram quase toda a região. Mais de 1.700 voos domésticos foram cancelados e mais de 8.000 sofreram atrasos na segunda-feira devido às condições do tempo, informou o site FlightAware.

Chuva, vento e granizo atingiram quase toda a Costa Leste dos Estados Unidos, do Alabama a Nova York, onde foram emitidos alertas de tornado. Houve violentos vendavais com quedas de árvores e danos estruturais.

Um homem de 28 anos morreu no Alabama após ser atingido por um raio no estacionamento de uma propriedade industrial, informou uma rede local da ABC. E na Carolina do Sul, um adolescente de 15 anos morreu depois que uma árvore caiu em frente à casa de seus avós, informou uma emissora afiliada da CBS.

Mais de um milhão de clientes ficaram sem energia na Costa Leste, de acordo com o site poweroutage.us. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) previa “risco moderado” de tempestades perigosas, com rajadas de vento destrutivas.

Algumas regiões ainda correm risco de inundação, embora na maioria das áreas a situação tenha melhorado. O NWS alertou para o risco de inundações repentinas em Washington e nas cidades vizinhas de Arlington e Alexandria, na Virgínia.

As tempestades coincidem com as altas temperaturas registradas no Sul dos Estados Unidos, especificamente no Texas, Louisiana e Flórida, onde as temperaturas devem chegar a 42ºC nesta terça-feira.

Os cientistas dizem que a mudança climática amplifica a intensidade e a frequência de eventos climáticos extremos em todo o mundo, mas tempestades severas são comuns nesta época do ano nos Estados Unidos devido ao calor do verão.