Anúncios

Temporais com granizo atingiram o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha na tarde deste sábado. Municípios como Roca Sales, Farroupilha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul foram afetados. Em Caxias, o granizo caiu em grande quantidade e chegou a acumular nas ruas e gramados. 


 

Imagem de radar da célula de intensa instabilidade que atingiu à tarde a região de Caxias do Sul. Se formou no Vale do Taquari com o calor e ganhou muita força ao se deslocar pela Serra, enfraquecendo e se dissipando neste começo de noite nos Aparados.

É 13 de abril, mas o ritmo atmosférico ainda é de verão no Rio Grande do Sul. A chuva e temporais na Metade Norte gaúcha foram resultado exclusivo de calor e umidade (convecção). Padrão que se observa do fim da primavera ao começo do outono e que se mantém nesta metade de abril. 


O ciclo de sol, calor e chuva/temporais isolados se repetirá da tarde para a noite neste domingo com a instabilidade novamente concentrada na Metade Norte, como mostra o mapa acima com a projeção do modelo WRF. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios