Fortes tempestades atingiram localidades do Norte da província de Buenos Aires na tarde desta terça-feira. Houve vendavais com destelhamentos e queda de árvores. O granizo destruiu algumas plantações. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina havia emitido um alerta de curto prazo de tempestades severas na zona.
#URGENTE | #Tornado en Villa Cañas, Santa Fe. Parece del tipo no supercelular. Este tipo de estructura no genera tantos daños. No se reportan heridos.
De Juan Miralla vía @Geografia_Afic pic.twitter.com/YboFEn0J0a
— Clima MeteoFedex ⛈ (@MeteoFedex) December 14, 2021
Em Rio Tala, um homem morreu após ser atingido por um raio durante a tempestade. A vítima, de cerca de 35 anos, morreu quando trafegava de moto por uma rua da localidade. A sua morte foi instantânea. Uma ambulância chegou a transportar a vítima para o hospital da cidade de San Pedro, mas o homem já chegou sem vida.
Os temporais avançaram para o Sul da província de Santa Fé com formações assustadoras de nuvens com a linha de tempestades se deslocando pela região. O observador meteorológico Ignácio Bergara, da página Tormentas del Litoral, saiu a campo em Acebal para registrar as tempestades e fez impressionantes imagens do tempo severo na região.
A cidade de Buenos Aires tem risco de chuva forte e temporal nas próximas horas pela formação de outras áreas de instabilidade. Os temporais que atingiram o Norte da província de Buenos Aires e o Sul de Santa Fé se deslocam no sentido Nordeste, o que levou a Meteorologia oficial do Uruguai a emitir um aviso laranja de tempestades para departamentos do Sudoeste uruguaio.
Alerta naranja y amarilla por Tormentas fuertes y lluvias intensas
Se actualizará a las 22:00 o ante cambios significativosMás info: https://t.co/zY2u8OFmLu pic.twitter.com/aUyxqvWyvS
— Inumet (@MeteorologiaUy) December 14, 2021
Tormenta hace minutos cerca de Ombues de Lavalle, Colonia, Uruguay
Foto enviada por Camila Castro Aguiar pic.twitter.com/Iaiuc0IMha— Mati Mederos (@MatiMederosURU) December 14, 2021
A atmosfera está quente e com abundante umidade no Centro da América do Sul, trazendo condições ideais para chuva e tormentas fortes a severas. Com uma área de baixa pressão de pequeno porte na costa da província de Buenos Aires, organizou-se uma pequena faixa de instabilidade que organizou as tempestades na área.
Os dados de modelos meteorológicos não indicam a progressão destas fortes tempestades da Argentina para o Rio Grande do Sul nesta quarta. Conforme as projeções, os temporais que trouxeram danos na Argentina ficariam limitados ao Uruguai. Como a atmosfera está muito instável, entretanto, o cenário é de atenção para prognósticos de nowcasting, ou seja, avisos de curto prazo.