Anúncios

O Rio Grande do Sul experimentou uma quarta-feira de grande amplitude térmica em que a temperatura variou valores perto e acima de 20ºC em muitas cidades do estado em poucas horas.

ALEX ROCHA/PMPA

A mínima no estado nesta quarta foi de 4,5ºC em São José dos Ausentes no quarto dia seguido abaixo de 5ºC. A máxima, por sua vez, se deu em Maçambará com 32,2ºC. Uma diferença de mais de 27ºC entre os extremos do dia no território gaúcho.

No Noroeste gaúcho, em Santa Rosa, a temperatura mínima ao amanhecer foi de frios 7,2ºC, mas a tarde foi quente com uma temperatura máxima de 29,6ºC.

No Oeste, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma mínima de 8,8ºC em Quaraí, na fronteira com o Uruguai. Já a máxima foi de 29,8ºC.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura mínima em Campo Bom desceu a 11,9ºC, mas a máxima durante a tarde atingiu 29,2ºC.

Em Porto Alegre, na estação do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, durante a madrugada a temperatura caiu a 13,7ºC, entretanto durante a tarde fez 28,5ºC.

Estas grandes variações de temperatura ocorreram em um dia marcado pelo tempo muito aberto e ensolarado com escassa nebulosidade sob ar seco.

Muitos municípios gaúchos anotaram umidade durante a tarde baixa entre 20% e 30%. Em Santiago e Livramento, a umidade relativa do ar mínima foi de 23%.

O ingresso de ar mais quente em altitude com resfriamento maior em superfície foi o que favoreceu a formação de nevoeiro no amanhecer da quarta em Porto Alegre, na região metropolitana e diversas cidades do interior.

Em Porto Alegre, a visibilidade horizontal no Aeroporto Salgado Filhou baixou a apenas 100 metros às 6h40 da manhã. Na base aérea de Canoas, 400 metros às 8h. Na base de Santa Maria, somente 50 metros às 6h da manhã.

O nevoeiro, ou a cerração no vocabulário popular, é bastante comum no outono e a frequência do fenômeno aumenta significativamente na segunda metade de abril e no mês de maio.

Costuma ocorrer em madrugadas de tempo aberto e vento calmo, como foi o caso desta quarta-feira, em regra sob estabilidade atmosférica.

Um dos processos que leva ao nevoeiro, e estava presente, é a chamada inversão térmica em que ar mais quente avança em camadas mais altas da atmosfera com temperatura superior ao que se registra perto da superfície, onde esfria mais durante a noite em madrugadas com tempo aberto e vento calmo.

Sondagem por balão meteorológico às 9h de ontem indicou temperatura em superfície na base aérea de Santa Maria de 12,6ºC, mas numa camada entre 200 metros e 2 mil metros de altitude a temperatura era mais alta com até 19ºC em 800 metros de altitude.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.