Anúncios

Serra Gaúcha amanheceu com frio nesta sexta-feira e marcas de inverno em algumas cidades | EDIMILSON WATZLAVICK

Mínimas típicas de inverno foram registradas nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, em pleno fim de novembro. As temperatura mínimas ficaram abaixo a muito abaixo do que é comum para esta época do ano em diversas cidades gaúchas, inclusive com registros abaixo de 5ºC.

Faltando uma semana para o chamado verão meteorológico, o trimestre de dezembro a fevereiro, uma massa de ar seco e mais fria que atua sobre o estado proporcionou um acentuado resfriamento noturno.


A queda mais acentuada da temperatura à noite se deve muito mais ao perfil seco da atmosfera com tempo muito aberto e céu claro do que propriamente à temperatura da massa de ar que cobre o território gaúcho neste momento.

Estações indicaram mínimas na madrugada desta sexta-feira de 4,0ºC em São José dos Ausentes; 4,9ºC em Cambará do Sul; 7,5ºC em Bom Jesus, 8,0ºC em Monte Alegre dos Campos; 8,5ºC em Canela; 8,9ºC em São Marcos; 9,2ºC em São Francisco de Paula e em Vacaria; 9,3ºC em Gramado; 9,8ºC em Caxias do Sul e Farroupilha; e 9,9ºC em Soledade.


Estações do Instituto Nacional de Meteorologia acusaram marcas de 11,9ºC em Quaraí; 13,1ºC no Chuí; 13,4ºC em Bagé e Camaquã; 13,5ºC em Livramento; e 13,8ºC em Mostardas. Considerando ser final de novembro, estas são temperaturas baixas para esta época do ano.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura desceu a 11,6ºC em Viamão. Porto Alegre teve mínimas de 14,7ºC na estação de referência do Jardim Botânico e 13,6ºC em Belém Novo. No extremo Sul da cidade, no Lami, estação da Secretaria da Agricultura marcou apenas 11,7ºC. A temperatura mínima oficial de Porto Alegre corresponde ao que poderia se esperar pela climatologia no mês de maio.

Uma vez que a próxima noite terá outra vez tempo muito aberto com ar mais seco e mais frio, a tendência é de outra madrugada com mínimas baixas para esta época do ano neste sábado, outra vez com marcas abaixo dos 5ºC nos Aparados. Porto Alegre pode ter 13ºC no Jardim Botânico e 10ºC no extremo Sul da cidade, marca que deve ser esperada ainda em alguns pontos da região metropolitana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios