Previsão do tempo aponta frente fria com chuva e queda da temperatura na cidade de São Paulo neste meio da semana, mas noites mais frias chegam apenas em alguns dias | ELZA FIÚZA/EBC/AGÊNCIA BRASIL

Quase um terço do mês já se foi, mas o paulistano até agora praticamente só teve temperatura alta para esta época do ano agora em maio. O clima de outono e mais típico de maio, porém, vai retornar para a cidade de São Paulo nos próximos dias e o período quente está chegando ao fim, aponta a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Na estação meteorológica do Mirante de Santana do Instituto Nacional de Meteorologia, que é usada como referência para a climatologia histórica da cidade de São Paulo, nenhuma noite teve mínima inferior a 18,0ºC até agora neste mês e todas as tardes até ontem foram quentes para os padrões históricos do mês de maio.

A estação acusou máximas de 27,7ºC no dia 1º; 28,4ºC no dia 2; 27,7ºC no dia 3; novamente 28,4ºC no dia 4; 29,3ºC no dia 5; 26,9ºC no dia 6; e 28,0ºC no dia 7; e 28,5ºC ontem. Significa que nos primeiros oito dias de maio a temperatura máxima média na cidade de São Paulo ficou em 28,1ºC. O valor está próximo da média máxima de dezembro de 28,3ºC e muito acima da média máxima histórica de maio de na estação do Mirante de Santana pela série 1991-2020 que é de 23,4ºC.

Não chove nesta semana no Norte do estado de São Paulo, mas uma frente fria traz chuva entre hoje e amanhã para pontos do Oeste, do Centro e do Sul paulista. Na segunda metade da semana, o tempo vai estar firme na maior parte do território paulista e a instabilidade vai ficar concentrada em áreas da costa pela umidade que vem do mar por uma massa de ar frio sobre o oceano.

Com isso, a cidade de São Paulo terá aumento de nuvens nesta terça e não se afasta chuva ou garoa na segunda metade do dia. A temperatura se eleva menos do que nos últimos dias, mas ainda assim devem ficar acima da média de maio e passar de 25ºC durante a tarde.

A partir de amanhã uma condição radicalmente distinta. A quarta-feira será de tempo fechado com chuva ou garoa a qualquer hora do dia e temperatura muito mais baixa pela influência de uma frente fria. Apesar de não fazer frio, a temperatura cai acentuadamente e a tarde deve ter marcas ao redor dos 21ºC e até inferiores em alguns bairros.

Na quinta e na sexta, pela umidade que vem do mar e a grande proximidade da capital com a costa, os dois dias devem ter ainda muita nebulosidade com chance de precipitação em alguns momentos, especialmente em bairros mais ao Sul da cidade de São Paulo e na sexta. Devem se dar algumas aberturas.

Projeção de chuva para hoje, amanhã, quinta e sexta em São Paulo e no restante do Sudeste do Brasil pelos dados do modelo meteorológico alemão Icon | METSUL

A quinta-feira tem temperatura agradável que atinge até 23ºC ou 24ºC, mas com o ingresso de ar mais frio e aumento da nebulosidade na sexta o dia terá temperatura mais baixa com marcas abaixo dos 20ºC em vários pontos da cidade durante a tarde e até 14ºC no final do dia.

Tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera devem garantir na próxima semana noites de mínimas mais baixas na cidade de São Paulo com marcas oficiais de até 12ºC, mas abaixo dos 10ºC em alguns bairros da cidade nas estações de monitoramento da prefeitura paulista. Haverá nevoeiro em algumas madrugadas na Grande São Paulo. As tardes serão agradáveis com gradual aquecimento semana que vem.