Anúncios

Massa de ar frio de forte intensidade avança pelo interior do continente nesta sexta-feira e traz um dia de muito frio no Rio Grande do Sul com temperaturas muito abaixo da média do mês de agosto no estado.

LUCIANO LANES/PMPA

Uma vez que havia nebulosidade e chuva em vários pontos do território gaúcho durante a madrugada, as mínimas não chegaram a ser muito baixas. A menor marca foi de 3,2ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste.

À medida que a massa de ar frio está se intensificando sobre o estado, a tendência é que as mínimas desta sexta-feira na grande maioria dos municípios gaúchos ocorram à noite, no final do dia.

As madrugadas de mínimas muito baixas começam a partir deste fim de semana, quando se espera o ingresso de ar mais seco e a redução da nebulosidade, o que permitirá um resfriamento noturno mais acentuado.

Por isso, no domingo se espera que um grande número de cidades tenha marcas perto de 0ºC e abaixo de zero na madrugada e ao amanhecer.

O destaque maior do frio nesta sexta-feira é a temperatura baixa durante a tarde de hoje com máximas muito baixas, o que resultará numa das tardes mais frias do ano no Rio Grande do Sul.

As temperaturas na tarde desta sexta-feira vão ficar apenas entre 10ºC e 13ºC em grande parte das cidades gaúchas e em várias sequer conseguirão rompe a marca dos 10ºC, especialmente na Campanha, no Planalto Médio e na Serra.

Às 11h da manhã desta sexta, a temperatura estava apenas em 5,1ºC em Pinheiro Machado; 5,2ºC em Pedras Altas; 5,8ºC em Herval; 6,2ºC em Venâncio Aires; 6,4ºC em São José dos Ausentes; 7,0ºC em Jaguari; 7,2ºC em Vacaria; e 7,8ºC em Fontoura Xavier. A maior parte de Porto Alegre estava com 11ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.