Anúncios

A MetSul Meteorologia antecipa que esta sexta-feira (6) será o último dia da onda de calor no Rio Grande do Sul e marcará o começo de uma mudança no tempo por uma frente fria que vai trazer chuva.

Último dia da onda de calor

ROSINARA FERREIRA

A tarde desta sexta será especialmente escaldante no Centro, Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, onde em vários municípios serão observadas as máximas desta semana. Já no começo e no meio da manhã diversas cidades vão estar com mais de 30ºC.

O pior está reservado para a tarde, quando a temperatura deve ficar entre 38ºC a 40ºC em algumas localidades. Na região metropolitana, máximas entre 34ºC e 37ºC. Na Serra, algumas cidades podem atingir 32ºC a 34ºC, especialmente em fundos de vales. Máximas de 31ºC a 34ºC são esperadas no Litoral Norte com as maiores marcas em setores mais distantes da praia.

No Sul e na Campanha, ao contrário, frente fria começa a ingressar com aumento de nuvens e chuva irregular, moderando a alta da temperatura e várias cidades devem ter marcas ao redor ou pouco acima de 30ºC depois de vários dias acima de 35ºC, pondo fim à onda de calor na região.

A frente fria, à medida que começa a ingressar no Rio Grande do Sul, traz chuva isolada nesta sexta. Já de manhã em alguns pontos mais ao Sul gaúcho e até o fim do dia em setores localizados do Oeste, Sul, Centro e o Leste do estado.

Os dados analisados não indicam um alto potencial para tempo severo, entretanto, uma vez que a temperatura estará muito elevada, não se pode afastar o risco de temporal localizado, especialmente na Metade Sul e parte do Leste do estado.

Anúncios