A brincadeira nas redes sociais nos episódios intensos de frio do inverno e da primavera era que nevaria no Natal, mas vai ter gelo no Sul do Brasil com frio fora de época e possibilidade de formação de geada em locais de maior altitude a apenas uma semana do Natal, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.

São Joaquim (SC) pode ter geada a uma semana do Natal | MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE
Na sequência da frente fria da segunda-feira (15), que trouxe fortes vendavais em várias regiões do Rio Grande do Sul com rajadas de até 130 km/h, uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão ingressou e trouxe queda de temperatura.
Uma vez que é dezembro e verão meteorológico, o ar seco e mais ameno proporciona uma importante amplitude térmica com temperatura baixa durante a noite e marcas agradáveis ou até um pouco de calor durante a tarde, refrescando rapidamente ao entardecer.
É o que se espera para as madrugadas desta quarta (17) e quinta-feira (18) no Sul do Brasil em que tempo aberto com céu claro ou escassa nebulosidade, ar seco e vento fraco a calmo devem favorecer maior resfriamento noturno.
Nas duas madrugadas, as mínimas nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense podem ficar ao redor de 5ºC com possibilidade de marcas inferiores em alguns pontos.
O frio deve se concentrar em áreas de baixadas e fundos de vales, onde o ar frio e mais pesado se concentra durante a noite. Em baixadas dos Aparados da Serra (região de Ausentes) e do Planalto Sul Catarinense pode até gear. O modelo canadense (mapa) indica chance de gear nestas regiões.

METSUL
Durante o dia, o solo acumula calor proveniente da radiação solar. À noite, sem a presença de nuvens, esse calor é rapidamente perdido para a atmosfera. O ar seco contribui para esse resfriamento, já que há menos vapor d’água na atmosfera para reter o calor próximo à superfície.
Com o vento calmo, não há mistura entre as camadas de ar mais frio junto ao solo e as camadas mais quentes acima. Isso permite que o ar frio, mais denso e pesado, se acumule nas partes mais baixas do relevo. Em locais como baixadas, encostas ou fundos de vales, esse ar frio escorre e se concentra, formando uma espécie de “poço de frio” ou uma “poça térmica” que favorece a geada.
As temperaturas baixas não vão se limitar aos Aparados e ao Planalto Sul Catarinense. Muitas cidades gaúchas devem ter mínimas nesta quarta entre 10ºC e 13ºC, baixas para esta época do ano. Marcas inferiores a 10ºC podem ocorrer na Campanha, Serra do Sudeste, Planalto Médio e na Serra Gaúcha. Na Grande Porto Alegre, alguns pontos podem ter apenas 12ºC a 14ºC nas madrugadas desta quarta e da quinta.
