Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que o Sul do Brasil vai ingressar em um período de instabilidade a partir desta quarta-feira (7) e que deve persistir ao menos até o domingo (11) com vários dias em que haverá chance de chuva e alguns temporais isolados.

Chuva e raios no Sul do Brasil

GABRIEL ZAPAROLLI

Os efeitos da massa de ar frio e seco de alta pressão atmosférica que ingressou no fim de semana com uma sequência de dias de sol cessam e ar tropical quente e úmido retorna ao Sul do país, provocando instabilidade.

Nesta terça-feira (6), o tempo firme ainda predomina com céu claro ou com poucas nuvens, ainda em consequência da massa de ar frio e seco. Da tarde para a noite, no entanto, não se afasta chuva isoladíssima de verão na Metade Norte gaúcha e em poucos pontos.

Amanhã (7), o sol aparece com nuvens, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar. Áreas de instabilidade se formam e atingem no primeiro momento a Campanha e o Sul, avançando depois para o Oeste, Centro e alguns pontos da Metade Norte. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados com raios e vento forte.

Na quinta (8), o sol chega a aparecer com nuvens, mas haverá maior nebulosidade. Já chove de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade maior se dá da tarde para a noite. Chuva forte em pontos localizados. O risco de temporais é menor e quaisquer ocorrências serão muito pontuais.

Já na sexta-feira (9), o sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul, mas uma área de baixa pressão que avança pelo Nordeste da Argentina instabiliza o tempo e se espera chuva em vários pontos da tarde para a noite. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal.

No sábado (10), por sua vez, um ciclone se forma no Uruguai. O Rio Grande do Sul terá sol e nuvens com aumento de nebulosidade ao longo do período. A instabilidade maior ocorre da tarde para a noite, embora não se afaste chuva em alguns locais já de manhã. Há risco de chuva forte isolada e de temporais localizados. Vento se intensifica, mas os modelos hoje não indicam rajadas intensas pelo ciclone.

No domingo (11), chove no começo do dia entre a Região Metropolitana, Serra e o Litoral Norte, mas depois o sol aparece ao longo do período. No Sul, um dia de sol e nuvens, mas a circulação do ciclone pode trazer chuva isolada da tarde para a noite. O vento sopra moderado e por vezes com rajadas, mas não intensas.

Volumes de chuva no Sul do Brasil

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva dos modelos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) e do modelo UKMET do Met Office do Reino Unido até o começo da semana que vem no Sul do Brasil.

METSUL

METSUL

Como se observa nos mapas, a tendência é de a chuva ser generalizada, entretanto se projeta uma grande variabilidade local de volumes. Muitas cidades terão acumulados de 30 mm a 50 mm, mas haverá pontos em que deve chover de 50 mm a 100 mm com marcas isoladamente superiores. De forma muito isolada, há risco de volumes excessivos de 150 mm ou mais na soma dos próximos dias.

Santa Catarina e o Paraná

Santa Catarina e o Paraná devem ter pancadas de chuva e temporais isolados todos os dias a partir deste meio de semana até o começo da semana que vem com risco de alguns episódios localizados de chuva forte a intensa com raios e vento forte.

Inicialmente, a instabilidade tende a ser bastante localizada neste meio da semana. Na sexta e no fim de semana se prevê condições atmosféricas mais instáveis, o que fará com que a chuva atinja um maior número de cidades.

Nas praias catarinenses, não prevemos chuva contínua que afete o aproveitamento do litoral. As pancadas ocorrerão mais da tarde para a noite, ou seja, a clássica chuva de verão, sendo antecedida por horas de sol, nuvens e calor.

Anúncios