A semana que se inicia terá chuva frequente no Sul do Brasil com instabilidade persistente afetando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia.

Paraná será o estado com chuva mais frequente e os maiores volumes na semana que começa com instabilidade persistente | GILSON ABREU/AEN-PR
O que acontece? Uma frente fria chegou ao Sul do Brasil neste fim de semana e trouxe chuva para os três estados da região. Agora, esse sistema frontal passa a ficar semi-estacionário, mantendo a instabilidade.
Além disso, um reforço significativo de ar frio vai avançar entre hoje e amanhã a partir da Argentina e que, ao encontrar a umidade presente sobre a Região Sul, intensificará a instabilidade na região.
Como consequência, serão vários dias de instabilidade com registro de chuva e garoa nos três estados da região, mas isso não implica que numa localidade em particular vai chover todos os dias.
Os dados indicam que nesta segunda-feira, a chuva se concentra mais em Santa Catarina e no Paraná assim como no Norte gaúcho, embora irregular e mal distribuída. Pode ter precipitação isolada ainda em pontos do Leste gaúcho, mas em poucos lugares.
Com o avanço do ar mais frio, a instabilidade aumenta entre amanhã e quarta-feira com chuva em maior número de localidades dos três estados nesta terça, mas mais ao Sul gaúcho não se espera precipitação.
Na quarta, projeta-se outra vez chuva em grande parte do Sul do Brasil com instabilidade mais concentrada no Leste da região enquanto em áreas mais a Oeste perto da Argentina a probabilidade de chover é menor.
Na quinta e na sexta, a tendência é de a instabilidade enfraquecer e a chuva tende a ser muito mais localizada, afetando distintos pontos do Paraná e setores mais a Leste dos territórios catarinense e gaúcho.
No sábado, a instabilidade tornará a aumentar na Região Sul com chuva nos três estados e que deve afetar mais o Paraná, onde os acumulados tendem a ser mais altos.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva dia a dia entre hoje e o sábado no Sul do Brasil a partir de dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu, disponível para consulta a qualquer hora para o nosso assinante (assine aqui).

METSUL
Salientamos que em várias cidades e em diferentes momentos a chuva deve ser isolada e passageira com alternância de períodos de sol com maior nebulosidade, sobretudo neste começo de semana e entre quinta e sexta-feira.
Uma vez que a chuva não deve ser bem distribuída, os volumes devem variar bastante de uma área para outra no total da semana nos três estados do Sul.
Os dados estão em acordo que os maiores volumes de chuva devem se produzir em Santa Catarina e no Paraná com volume nesta semana em alguns pontos próximos e acima dos 100 mm.
Quanto ao Rio Grande do Sul, há um relativo consenso que os maiores volumes de chuva devem se dar em municípios mais ao Norte e ao Nordeste do estado, em especial perto de Santa Catarina, com os maiores acumulados no Litoral Norte perto de Torres em municípios localizados junto à Serra do Mar, como, por exemplo, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
