Anúncios

A MetSul Meteorologia antecipa que a chuva será frequente nos próximos dias no Rio Grande do Sul, o que fará com que chova ao menos em parte do estado todos ou quase todos os dias desta semana.

ALEX ROCHA/PMPA

A semana já começou com chuva com um domingo em que os volumes foram altos em parte do território gaúcho com acumulados apenas ontem acima de 50 mm em muitas cidades, inclusive grande parte da área metropolitana de Porto Alegre.

Consequência de uma frente fria que chegou ao estado e encontrou ar quente, que na véspera tinha elevado a temperatura a 30,8ºC em Porto Alegre (marca mais alta desde 18 de maio e primeiro registro de 30ºC do inverno na capital) e a 34ºC no Norte da área metropolitana.

Nesta segunda-feira, a instabilidade prossegue no Rio Grande do Sul, ainda pela frente fria e pela atuação de um centro de baixa pressão sobre o Paraguai, o que traz garoa e chuva para várias regiões gaúchas. Em pontos do Oeste e do Sul, o sol aparece com nuvens nesta segunda-feira.

Nesta terça-feira, entretanto, o avanço de ar mais seco e frio deve proporcionar que o tempo firme e o sol apareça com nuvens em quase todo o Rio Grande do Sul. Setores do Nordeste gaúcho, entre o Leste da Serra e o Litoral Norte, ainda devem ter momentos de maior nebulosidade com precipitação leve.

Na quarta-feira, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas da tarde para a noite a cobertura de nebulosidade aumenta a partir da Metade Norte, onde pode ter chuva isolada até o final do dia.

Na quinta-feira, a nebulosidade aumenta ainda mais e chove na maioria das regiões do Rio Grande do Sul por efeito de um centro de baixa pressão que atua no Sul do Brasil. Somente pontos mais a Oeste podem escapar da instabilidade.

Na sexta-feira, a instabilidade prossegue. O centro de baixa pressão estará na costa e a sua circulação de umidade ainda traz chuva e garoa intercaladas com momentos de sol para a Metade Leste do estado enquanto na Metade Oeste gaúcha o tempo firme e o sol predominam com ar seco e frio de origem polar.

No sábado, ainda por conta da influência da circulação ciclônica vinda do oceano, deve chover em pontos do Leste gaúcho, o que fará com que cidades como Porto Alegre tenham registro de precipitação na quinta, sexta e sábado.

Mapas de chuva

Veja a seguir as projeções diárias de chuva para o Sul do Brasil com o prognóstico do modelo alemão Icon (clique aqui para ter acesso) para hoje, amanhã, quarta, quinta e a sexta-feira.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa no mapa, amanhã e quarta serão os dias com tempo firme na maioria das cidades ao passo que os dias de instabilidade mais ampla são hoje e a quinta-feira no Rio Grande do Sul.

Olhando mais para frente

Se esta semana deve ter chuva frequente no Rio Grande do Sul, olhando mais para frente os dados de hoje indicam que a semana que vem deve ter o predomínio do tempo seco com muitos dias de sol, como consequência de um centro de alta pressão que passará a atuar com uma massa de ar frio de origem polar que vai ingressar no final desta semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.