MetSul Meteorologia

A região patagônica teve o outono mais quente em décadas, segundo o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina. De acordo com o SMN, as províncias de Neuquén, Santa Cruz e Terra do Fogo registram o outono com maior temperatura média em 60 anos.

Leia tambémOnda de tempestades no Cone Sul começa hoje pela Argentina

Quase todas as províncias do país anotaram temperatura acima da média na estação. Foi o 4° outono mais quente na Argentina desde 1961 com anomalia de +1°C. A tendência é de aquecimento nos últimos 15 anos, quando os outonos ficaram 0,5°C mais quentes.

Já a chuva ficou abaixo da média. Foi o 9° outono mais seco no território argentino desde 1961. Desde 2011, a estação não tinha volumes de precipitação tão baixos no país. 

Leia tambémNovo episódio de frio extremo atingirá a Argentina; veja se chega ao Brasil

Entre 2004 e 2013, a grande maioria dos outonos na Argentina teve chuva abaixo da média em padrão semelhante ao observado na década de 60 e o começo dos anos 70, acompanhando a fase negativa da Oscilação Decadal do Pacífico.