Frente fria alcança entre hoje e amanhã o Sudeste do Brasil com cenário perigoso de tempestades isoladamente severas e com um risco mesmo de formações de tornados, em especial no estado de São Paulo.
São Paulo pode ter formação de supercélulas de tempestade e risco até de tornados nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria | ARQUIVO
O que ocorre? Neste momento, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil impulsionada por uma massa de ar frio que já provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul. O Sudeste do Brasil, entretanto, ainda segue sob uma massa de ar muito quente e em parte da região úmida.
O avanço da frente fria trouxe novos vendavais nas últimas horas em Santa Catarina e no Paraná e provoca ainda temporais na manhã desta segunda-feira com chuva forte e vento forte a intenso em pontos do território paranaense.
Nas próximas horas, a frente fria vai encontrar o ar quente e gerar nuvens carregadas no estado de São Paulo, onde será alto o risco de tempestades isoladas, algumas fortes a localmente severas com possibilidade de chuva forte, granizo e vendavais, alguns com potencial de serem muito fortes e com danos.
Uma corrente de jato em baixos níveis atua com grande intensidade nesta segunda no estado de São Paulo e ainda afeta o estado do Rio de Janeiro. Esta condição de vento forte a cerca de 1000 a 2000 metros de altitude acentua muito a divergência de vento (cisalhamento), o que traz o risco de formação de supercélulas de tempestades com rotação.
Por isso, não se pode afastar a possibilidade de formação de tornados nesta segunda-feira no estado de São Paulo na chegada da frente fria, notadamente em localidades do Oeste, Centro e o Sul do território paulista.
A cidade de São Paulo deve ter chuva da tarde para a noite e não se pode afastar o risco de a chuva ser forte e acompanhada de fortes rajadas de vento. A possibilidade se estende a cidades da Grande São Paulo e do Litoral.
A ameaça de tempo severo entre hoje e amanhã não se imita ao estado paulista. O avanço da frente fria deve levar temporais com chuva localmente forte e alto risco de vendavais, alguns fortes e com danos, e queda de granizo, também a Minas Gerais e ao estado do Rio de Janeiro.
Por conta da corrente de jato, esta segunda-feira será muito quente no Rio de Janeiro com alguns modelos indicando máximas em alguns pontos ao redor e acima de 40ºC. Como consequência, com a chegada da frente fria existe o risco de chuva forte a intensa e temporal com raios e vendaval na área da capital fluminense entre a noite de hoje e o começo da terça.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.