A Região Sudeste terá muita chuva nesta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. O tempo já se encontra instável com chuva neste domingo em vários pontos da região, entretanto é apenas o começo de uma semana que promete ter chuva frequente e com altos volumes em diversas localidades.
O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada nos próximos sete dias na Região Sudeste, de acordo com dados da saída da 0Z de hoje do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas. Observa-se como a chuva tende a ser ampla no Sudeste nesta semana e com altos volumes em algumas áreas.
Os maiores acumulados de chuva no decorrer da semana tendem a se concentrar no estado de São Paulo e em várias regiões de Minas Gerais. Em muitas cidades, os volumes desta semana devem ficar entre 50 mm e 100 mm, mas haverá pontos com acumulados acima de 100 mm e mesmo superiores a 150 mm de forma mais isolada.
Neste domingo, a instabilidade é maior no estado de São Paulo com chuva moderada a forte em diversos municípios. Chove forte ainda em algumas localidades do Triângulo Mineiro. Amanhã, segunda, a chuva atinge grande parte de Minas Gerais, a maior parte do Rio de Janeiro e ainda o Espírito Santo. Em São Paulo, a instabilidade atua mais no Norte paulista.
Na terça, a chuva segue mais concentrada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo enquanto em São Paulo as precipitações serão muito mais isoladas. Na quarta, a instabilidade volta a aumentar em São Paulo com chuva moderada a forte em algumas cidades enquanto em Minas as pancadas são mais isoladas. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo firme predomina.
Na quinta, chove em grande parte do estado de São Paulo e forte em algumas áreas. A chuva alcança ainda muitos pontos do Centro, Oeste e o Sul mineiro, além do estado do Rio de Janeiro. No Leste mineiro e no Espírito Santo, tempo firme na maior parte das cidades. Na sexta, chove em muitos locais de São Paulo e de Minas Gerais, mas no Rio e no estado capixaba de forma mais localizada.
A semana chuvosa marca um fim precoce da estação seca no Sudeste do Brasil. São esperados em algumas cidades, especialmente de São Paulo, volumes de chuva apenas nesta semana que devem exceder a média histórica de precipitação de outubro todo.
Na cidade de São Paulo, os dias mais chuvosos devem ser hoje e a quinta-feira. No Rio de Janeiro, os maiores volumes de chuva ocorrem entre hoje e amanhã nesta semana. Em Belo Horizonte, chove mais entre amanhã e terça e em um segundo período de quinta para sexta. Vitória, que não terá muita chuva na semana, registrará tempo mais instável na terça.