O cenário é de alerta em parte do Sudeste do Brasil entre hoje e amanhã pelo risco de temporais que, em alguns pontos, podem ser fortes a severos e mesmo com possibilidade de danos por vendavais localizados e queda de granizo. O estado de São Paulo será a área de maior risco de tempo severo.

 

As tempestades serão consequência de uma área de baixa pressão atmosférica que vai se formar no Rio Grande do Sul e depois dará origem a um ciclone extratropical na costa do Uruguai. Uma linha de instabilidade associada ao sistema vai avançar do Sul para o Sudeste do país com os temporais.

São Paulo deve ter temporais, alguns fortes a severos, em diversos pontos nesta quinta-feira. A primeira metade do dia terá sol e nuvens na maioria das cidades com chuva isolada e aumento da nebulosidade. As tempestades ocorrem em vários locais do território paulista da tarde para a noite.

Os temporais no estado de São Paulo serão localmente intensos com risco de danos por vendavais e granizo que pode cair em grande quantidade em alguns pontos. A cidade de São Paulo e a área metropolitana estão na área de risco de na segunda metade do dia.

As pancadas de chuva com possibilidade de temporais localizados vão se estender até o final da quinta, em Minas Gerais, para áreas do Triângulo Mineiro, no Oeste, e no Sul de Minas. A instabilidade atingirá ainda no fim do dia localidades mais próximas de São Paulo no Rio de Janeiro, como na região da Costa Verde.

Os temporais ainda trarão chuva muito intensa e com grande número de raios em alguns pontos, o que resultará em acumulados de precipitação muito altos em curto período capazes de causar alagamentos e inundações repentinas. São possíveis volumes de 30 mm a 50 mm em apenas uma ou duas horas em alguns municípios.

Na sexta-feira, a chuva e os temporais isolados persistem em São Paulo, Rio de Janeiro e no Sul de Minas na primeira metade do dia, porém depois a instabilidade cede e o tempo até melhora em vários pontos. No fim de semana, contudo, pancadas isoladas persistem em Minas e a chuva retorna para vários pontos do Sudeste no domingo, especialmente em São Paulo, pela chegada de uma frente fria.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim, e outros de temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.