O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com amplos períodos de céu claro, efeito de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que atua sobre o Estado. A madrugada será muito fria para esta época do ano com marcas abaixo de 10ºC em quase todos os municípios do Estado. Nos Aparados, marcas perto de 0º e talvez até negativas em alguns pontos. O frio atípico vai trazer fenômeno incomum para o final de outubro que é a geada, predominantemente fraca e em baixadas, em diversas regiões. O sol propicia rápido aquecimento e a tarde será agradável com umidade muito baixa.
Na terça, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade aumenta e até o fim do dia não se descarta chuva em pontos da Metade Norte, sobretudo no Noroeste. Na quarta haverá expressivo aumento de nuvens no Estado com chuva mais no Noroeste e no Norte gaúcho e de forma isolada no Sul. Nas demais regiões, qualquer precipitação será muito isolada e fraca. Na quinta, apesar de o sol aparecer, haverá nuvens com períodos de céu nublado no Rio Grande do Sul. Chance de chuva em diferentes regiões, mas localizada, fraca e passageira. Na sexta, aumento de nebulosidade e chance de chuva na maioria das regiões. Sol até pode parecer, mas entre nuvens em algumas cidades.
Em Santa Catarina e no Paraná, tempo firme predomina nesta segunda com sol e frio no começo do dia. Geada em pontos de maior altitude de Santa Catarina, onde são esperadas marcas negativas. Na terça, sol e nuvens com aumento de nebulosidade. Já pode chover de forma irregular nos dois estados, sobretudo no Oeste. Quarta terá muitas nuvens com chuva na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, inclusive forte e com raios em alguns pontos, não se descartando granizo muito isolado. Na quinta, persiste a abundante nebulosidade e chove mais no Paraná, onde ocorrem pancadas localmente fortes. Santa Catarina terá aberturas de sol em algumas cidades. Na sexta, muitas nuvens ainda com garoa e chuva em grande número de cidades.