Anúncios

O impacto do ciclone extratropical que atingiu vários estados entre a segunda (8) e ontem (10) elevou para quatro o número de mortos devidos às tempestades de chuva e vento. As vítimas foram registradas em Campos do Jordão (SP) e Palhoça (SC), onde os efeitos do temporal foram particularmente severos.

Ciclone no Brasil

Ciclone impactando o Sul e o Sudeste do Brasil | NOAA/NASA

Em Campos do Jordão, um morador morreu após o deslizamento de um imóvel durante a forte chuva da quarta-feira (10). A vítima foi encontrada sob os escombros por equipes da Defesa Civil.

Três casas vizinhas foram interditadas devido ao risco de novos deslizamentos, e oito moradores ficaram desabrigados, sendo encaminhados para abrigos municipais.

O ciclone também trouxe rajadas violentas a várias cidades paulistas. Na capital, a estação da Lapa registrou 98 km/h. Congonhas anotou 96,3 km/h e Bertioga chegou a 91,1 km/h. A ventania provocou queda de árvores, interrupções no transporte e transtornos no fornecimento de energia com milhões de pessoas sem luz.

A tragédia mais grave, porém, ocorreu em Palhoça, Santa Catarina, onde um carro foi arrastado pela enxurrada na terça-feira (9). O veículo, uma Land Rover, estava ocupado por um casal e uma criança de aproximadamente um ano. Vídeos mostram o automóvel sendo levado pela correnteza no bairro São Sebastião.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h34, e equipes do Grupo de Busca e Salvamento percorreram a área alagada. O bebê foi encontrado morto às margens do rio, já fora do veículo. O casal foi localizado dentro do automóvel submerso. Os três morreram no local.

Anúncios