Anúncios

Muitas áreas do praia do Laranja, em Pelotas, estão inundadas | RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Pelotas enfrenta a maior enchente de sua história. Canal São Gonçalo em Pelotas atingiu no começo da noite deste domingo o nível de 3,05 metros pela medição do Sanep, valor superior aos 3,03 metros da metade de maio e maior marca da história, superior aos 2,88 metros da enchente de 1941.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Pelotas, mantidos pelo Laboratório HidroSens da Ufpel, o nível da Lagoa dos Patos também está subindo. A medição do começo da noite deste domingo indicava 2,45 metros, cota acima dos 2,28 metros do mesmo horário do dia anterior.

Falando às imprensa, a prefeita de Pelotas prefeita Paula Mascarenhas alertou que o momento é de máxima atenção. “As previsões não são boas e estamos com a Lagoa e o canal muito cheios”, disse a prefeita ao declarar que o cenário é bastante negativo.

“O mapa (de risco) não será modificado, portanto quem estiver em área de risco, vá para casa de parentes ou nos abrigos, onde há vagas, pois ainda enfrentam mais dois dias de crise climática”, ressaltou.

Um ciclone extratropical vai começar a se formar no Rio Grande do Sul nesta segunda e, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, é elevado o risco de chuva por vezes forte a intensa na cidade de Pelotas nesta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite. Na terça, no começo do dia, ainda pode chover. No restante da semana, o tempo seco e frio predominam.

A chuva, porém, não é o maior risco para Pelotas. O que move o nível das águas é o vento. Nesta segunda, o vento soprará fraco a moderado com ocasionais rajadas de Leste durante várias horas, o que empurra a água para a margem Oeste da Lagoa dos Patos, onde está Pelotas.

Na terça, o vento será variável e inicialmente soprará de direções variáveis, no primeiro momento de Oeste a Noroeste, o que leva água da lagoa para o Sul e parte de Pelotas e Rio Grande, e a partir do fim do dia da direção Sul, o que colabora para reduzir o nível das águas.

O vento Sul deve seguir ao longo da quarta-feira, mas entre quinta e sexta-feira outra vez soprará em vários momentos do quadrante Leste, favorecendo novos momentos de elevação das águas.

A MetSul adverte que o vento durante a terça-feira no Sul do estado pode soprar com rajadas fortes a intensas, de 60 km/h a 80 km/h em Pelotas e de 70 km/h a 90 km/h na cidade do Rio Grande. Idosamente, rajadas mais fortes podem ocorrer sobre a lagoa e a costa do Litoral Sul. Assim, podem ocorrer destelhamentos, quedas de árvores e cortes de energia elétrica.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.