Um sistema de tempestades se formou sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira com chuva localmente torrencial, muitos raios e temporais localizados. A instabilidade atmosférica é muito intensa sobre o estado gaúcho neste início de semana com precipitações excessivas e risco de tempo severo.
Imagens de satélite da madrugada desta segunda-feira mostravam nuvens de grande desenvolvimento vertical sobre o Rio Grande do Sul, ou seja, muito carregadas e com potencial de gerar elevados acumulados de chuva e tempestades localizadas de vento ou granizo.
A temperatura no topo das nuvens em alguns pontos do território gaúcho em horas da madrugada desta segunda atingia valores entre -80ºC e -90ºC, ou seja, as partes mais altas das nuvens atingiam grandes alturas na atmosfera e apresentavam um potencial elevado de temporais e chuva intensa.
O que os satélites mostram do espaço, estações em superfície confirmam. Pontos do Rio Grande do Sul registraram chuva entre 50 mm e 100 mm apenas nas primeiras cinco horas desta segunda-feira. Estações indicaram entre a meia-noite e cinco da manhã de hoje acumulados, por exemplo, de 50 mm a 70 mm em algumas cidades do Noroeste, do Vale do Taquari e da Serra.
O que está acontecendo? Um ciclone extratropical aparece nas imagens de satélite na altura das Ilhas Malvinas. A frente fria associada a este ciclone se estende até sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
O sistema frontal não consegue romper o bloqueio de uma massa de ar quente sobre o Brasil. Esta massa de ar é extraordinariamente quente e uma corrente de vento (jato) em baixos níveis traz ar superaquecido em altitude pelo interior do continente até o Rio Grande do Sul, garantindo a energia para a formação do sistema de tempestade.
Intensa instabilidade é prevista pela MetSul Meteorologia para o Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira com chuva em todas as regiões. Chuva por vezes forte a torrencial deve ser esperada em diversas cidades gaúchas ao longo do dia. Os volumes somente hoje devem ficar entre 50 mm a 100 mm em muitos municípios com marcas isoladas até de 100 mm a 200 mm somente hoje.
Com isso, é muito alto o risco de alagamentos e inundações repentinas durante esta segunda-feira em áreas urbanas e zonas rurais com possibilidade de transbordamento de arroios e extravasamento de rios menores. Este risco é maior principalmente em cidades do Noroeste, Centro e Metade Norte do estado.
As nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul ainda trazem grande quantidade de raios com registro de fortes trovoadas em algumas localidades. Há a possibilidade de temporais localizados de granizo e, sobretudo, vento forte. São Borja, por exemplo, teve quase 8 mil raios em apenas 24 horas.
A chuva em Porto Alegre apenas entre sábado ao meio-dia e a madrugada desta segunda soma 140 mm na cidade, acima da média histórica do mês inteiro de 105 mm. O dia será chuvoso na capital gaúcha e na região metropolitana com alto risco de períodos de chuva forte a intensa que vão se intercalar com de precipitação fraca. Trovoadas devem ser esperadas durante grande parte desta segunda na área da capital.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.