Anúncios

Um tornado atingiu a cidade de Puerto Varas, na Região de Los Lagos, sul do Chile, na tarde deste domingo. O fenômeno foi registrado por volta das 15h30 e causou danos significativos.

Imagem mostra tornado em Puerto Varas no Chile

REPRODUÇÃO

A Direção Meteorológica do Chile (DMC) confirmou que os ventos chegaram a velocidades entre 138 e 178 km/h, na escala F1 dos tornados. Telhados foram arrancados, estruturas danificadas, carros virados e vidraças destruídas pela força do vento.

A DMC emitiu um raro alerta meteorológico para tornados e trombas d’água às 15h31. O alerta segue válido até o fim do domingo nas regiões de La Araucanía, Los Ríos e Los Lagos, devido à instabilidade atmosférica.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) já havia ativado um alerta preventivo às 13h44. O boletim indicava previsão de ventos fortes, tempestades elétricas e risco de deslizamentos em várias áreas da zona centro-sul.

Em resposta ao tornado, foi instalado um Comitê de Gestão de Risco de Desastres (Cogrid) em Puerto Varas. Também foi realizada uma reunião técnica com representantes da DMC, Senapred e autoridades locais para coordenar ações de emergência.

O prefeito Tomás Gárate classificou o evento como “um tornado nunca antes visto na cidade” e disse que equipes da prefeitura estão mobilizadas para atender a população. Ele pediu que os moradores sigam as orientações oficiais.

Segundo a Superintendência de Eletricidade e Combustíveis (SEC), mais de 15 mil clientes ficaram sem energia elétrica, sendo mais de 10 mil apenas em Puerto Varas. A cidade vizinha de Llanquihue também foi afetada.

Apesar dos prejuízos, até o fim da tarde não havia registro de mortos ou feridos graves. O prefeito relatou pelo menos cinco pessoas com ferimentos leves.

Carabineros, bombeiros e equipes municipais atuam na remoção de entulhos e avaliação dos danos. Gárate pediu à população que evite deslocamentos desnecessários, já que há vias bloqueadas por árvores e postes caídos.

O tornado na cidade do Chile foi consequência de uma frente fria que avança do Pacífico e que chegará ao Brasil. Esta frente avança pelo Rio Grande do Sul na terça com a formação de uma baixa fria em altitude entre quarta e quinta que pode provocar granizo e precipitação invernal, e que vai entrar em fase com baixa pressão em superfície para formar um ciclone extratropical.

METSUL

METSUL

Por isso, a MetSul Meteorologia está alertando que na quarta-feira a baixa pressão vai provocar chuva localmente forte com risco de rajadas de vento, não se afastando queda de granizo.

Na quinta, com a baixa pressão na costa, dando origem a um ciclone, pode chover forte no Leste gaúcho e ventar forte a muito forte no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul com rajadas por vezes fortes a intensas que podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h em alguns pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.