A MetSul Meteorologia alerta que esta sexta-feira (20) será de forte instabilidade nos três estados da Região Sul com possibilidade de chuva localmente forte a intensa e ainda temporais localizados com raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo.

Chuva, raios e temporais isolados são previstos para o Sul do Brasil nesta sexta | GABRIEL ZAPAROLLI
A sexta-feira começa com instabilidade e chance de chuva em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a instabilidade tende a se concentrar sobre a Metade Norte gaúcha com chuva em vários pontos e que, isoladamente, pode ser forte e com risco de temporais com rajadas de vento.
Na Metade Sul, depois de um começo de dia com instabilidade em algumas localidades, o sol aparece com nuvens no decorrer desta sexta. Da tarde para a noite não descarta chuva muito isolada no Sul gaúcho, mas em poucos pontos da região.
O tempo segue quente e abafado no território gaúcho, mas o calor cede em intensidade na maioria das localidades com máximas durante a tarde abaixo dos 30ºC na maior parte dos municípios do estado.
A instabilidade do Rio Grande do Sul vai se deslocar para Santa Catarina e o Paraná no decorrer do dia com aumento de nuvens e chuva na maior parte do estado catarinense e em vários pontos do território paranaense.
Nos dois estados, ao avançar sobre ar quente, há risco de formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical da tarde para a noite que podem trazer episódios localizados de chuva forte a intensa com alagamentos e ainda temporais isolados com risco tanto de granizo como de vendavais.
Uma das áreas de risco nesta sexta-feira é a Grande Florianópolis, onde da tarde para a noite há risco de temporal com chuva forte a intensa em alguns pontos, não se afastando a possibilidade de temporais com raios e vento forte localizado.
