Anúncios

A temperatura superou 40ºC no Rio Grande do Sul tanto no sábado como ontem. Fez 41,2ºC em Parobé no sábado e 40,2ºC ontem em Santa Rosa. O sábado em Porto Alegre foi o dia mais quente já registrado na Capital em outubro desde o começo das medições em 1910. A máxima oficial de 38,4ºC superou as maiores máximas prévias no mês de 37,7ºC em 1914 e 38,2ºC em 1991. Foi também o dia mais quente até hoje no mês em Campo Bom desde que se iniciaram os registros na cidade em 1984. Fez 39,5ºC.

Ontem, com a chegada de uma frente fria, e sob uma atmosfera muito aquecida, como era de se esperar, ocorreram temporais. Houve tempestades localizadas com granizo em diversas regiões, especialmente na Metade Norte que teve um domingo ainda muito quente. As pedras de gelo foram de médio a grande tamanho em algumas localidades, como nos municípios de Vera Cruz e Novo Cabrais, trazendo danos em lavouras.

Hoje, o risco de granizo segue alto no Rio Grande do Sul. Na quinta, a probabilidade do fenômeno volta a ser alta. A MetSul alerta que grande parte da semana será marcada por tempo instável, esperando-se chuva em Porto Alegre e outras regiões ao menos até sexta-feira.

Modelo WRF – Chuva 3 dias

Modelo alemão – Chuva 7 dias

Adverte-se que os volumes neste período podem ser muito altos com mais de 100 mm em várias regiões, especialmente do Centro, Sul e o Leste do Estado, com marcas possivelmente até de 150 mm a 200 mm em alguns pontos, o que pode trazer inundações, alagamentos e subida de rios, arroios e córregos. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as regiões que podem ter muita chuva nesta semana com períodos de chuva forte a intensa.

 

Anúncios