Anúncios

A semana termina com extremos de temperatura no Brasil com frio abaixo de zero na Região Sul e calor excessivo de até 43ºC no Centro do país, consequência de uma grande massa de ar seco que cobre a maior parte do território brasileiro com a presença de uma bolha de calor no Centro-Oeste e ar mais frio de trajetória marítima no Leste da Região Sul.

METSUL

No Sul, o Rio Grande do Sul registrou hoje (12) temperatura abaixo de zero no final da madrugada e ao amanhecer nos Campos de Cima da Serra. A mínima se deu em estação meteorológica particular do município de Cambará do Sul, onde os termômetros hoje cedo apontaram -1,4ºC.

Com isso, o Rio Grande do Sul já soma no ano 55 dias com mínimas negativas. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho, 11 em agosto e 2 dias até agora neste setembro.

Estações meteorológicas apontaram ainda no começo desta sexta-feira temperaturas mínimas de 0,0ºC em São José dos Ausentes; 0,2ºC em São Francisco de Paula e Soledade; 0,5ºC em Monte Alegre dos Campos; 0,6ºC em Pinheiro Machado; 0,7ºC em Herval; e 1,1ºC em Canela.

A temperatura caiu abaixo de zero hoje cedo também no estado de Santa Catarina. As estações meteorológicas na região do Planalto Sul apontaram mínimas de -1,6ºC em Urupema; -0,8ºC em Urubici; e -0,3ºC em São Joaquim.

A MetSul Meteorologia projeta que a madrugada deste sábado voltará a ser fria e em várias localidades com mínimas até 1ºC menores que as de hoje, ou seja, novamente podem ocorrer marcas abaixo de zero no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

No Centro do Brasil, calor excessivo

A realidade é muito distinta no Centro do Brasil, onde uma bolha de calor associada a uma massa de ar muito seco, que traz umidade de deserto, proporciona temperatura extremamente alta durante a tarde e que fica perto e acima dos 40ºC em vários estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O calor não apenas não vai ceder como a tendência é ganhar força em algumas áreas. A previsão da MetSul Meteorologia aponta que o calor vai aumentar agora no final desta semana e vai prosseguir durante os próximos dias no Brasil Central, especialmente no Centro-Oeste, com máximas que vão ficar perto e acima de 40ºC em grande número de cidades.

Isso porque a bolha de calor que atualmente cobre a porção central do Brasil tende a se intensificar sob ar muito seco e valores de umidade relativa do ar típicos de deserto, que caem a marcas abaixo de 10% durante a tarde em muitas localidades de diversos estados brasileiros.

De acordo com a avaliação da MetSul, o calor será mais extremo hoje e nos próximos dias nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará (Sudoeste), Bahia (Oeste), Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

No Mato Grosso do Sul, o calor deve ficar entre 40ºC e 42ºC em muitas cidades. Já no Mato Grosso e áreas próximas em Goiás, máximas de 40ºC a 43ºC, no entanto algumas cidades podem atingir marcas de 43ºC a 44ºC.

Calor atingiu quase 43ºC já ontem

A maior temperatura do país na quinta-feira se deu no Centro-Oeste com máxima de 42,9ºC em São Miguel do Araguaia, em Goiás, perto da divisa com os estados do Mato Grosso e Tocantins.

Ainda no Centro-Oeste, a rede do Instituto Nacional de Meteorologia acusou máximas no Mato Grosso de 41,2ºC na capital Cuiabá e no interior de 41,1ºC em Rondonópolis. Já no Mato Grosso do Sul, a máxima foi de 41,2ºC em Aquidauana.

No Sudeste, o calor foi mais intenso no interior de São Paulo e no Oeste de Minas Gerais. No estado paulista, a máxima foi de 38,7ºC em Valparaíso. No Triângulo Mineiro, perto de Goiás, a máxima foi a 38,4ºC em Ituiutaba e Campina Verde.

Na Região Nordeste, as máximas foram de 39,0ºC na Bahia (Barreiras e Ibotirama); 40,0ºC no Piauí (Alvorada de Gurguéia); 39,5ºC no Maranhão (Carolina); e 38,0ºC no Ceará (Crateus).

No Norte do Brasil, por sua vez, as estações do órgão federal apontaram 41,1ºC no Tocantins (Formoso do Araguaia); 40,2ºC no Pará (Santa Maria das Barreiras); e 38,7ºC em Rondônia (Cacoal).

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.