Anúncios

Frente fria trará chuva e temporais no fim da semana após intenso calor | FABIAN RIBEIRO

A semana que começa no Rio Grande do Sul terá condições muito variáveis de um dia para o outro. A ausência será o frio. A previsão do tempo para os próximos dias para o estado gaúcho da MetSul Meteorologia indica abafamento, dias de calor, sol e períodos de chuva com risco de temporais isolados.

O sol aparece com nuvens em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas a nebulosidade aumenta no estado. O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia em pontos do Norte, Noroeste, Centro e o Oeste do território gaúcho. No Sul e Leste do estado, incluindo a área de Porto Alegre, o tempo firme predomina.


A temperatura se eleva mais hoje nas localidades em que não chove durante a tarde. Por isso, as máximas ocorrem na Campanha, nos vales e na Grande Porto Alegre com o maior aquecimento na região metropolitana. A capital pode ter 32ºC.

Na terça-feira, maior presença de nuvens no Rio Grande do Sul. Haverá mais nuvens na Metade Norte, onde chove no decorrer do dia, incluindo a área da capital que deve ter uma terça-feira de instabilidade atmosférica.


No Oeste e no Sul, o sol pode aparecer em meio a períodos de maior nebulosidade e haverá instabilidade muito isolada e com baixos volumes. A temperatura se eleva menos com máximas de 24ºC a 25ºC em Porto Alegre, mas na fronteira com o Uruguai as marcas ficam ao redor dos 30ºC.

A quarta-feira ainda terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, embora o sol apareça em diversas localidades. O ar quente e úmido ainda traz chuva em diversos pontos, mas especialmente na Metade Leste do estado. Nas demais regiões, precipitação isolada e passageira. Máximas ao redor dos 30ºC na Grande Porto Alegre e de até 32ºC a 33ºC no Oeste.

A quinta-feira será de tempo mais aberto no estado gaúcho. O sol aparece em todas as regiões, mas, com a umidade, o aquecimento diurno vai favorece a formação de nuvens isoladas de maior desenvolvimento da tarde para a noite com possibilidade de chuva típica de verão muito localizada. Dia muito quente e abafado com máximas acima dos 30ºC em quase todo o Rio Grande do Sul e máximas ao redor dos 35ºC ou mais nos vales, Grande Porto Alegre, Centro, Oeste e o Noroeste do estado.

Na sexta, uma quase repetição do dia anterior. O sol, de novo, aparece em todo o Rio Grande do Sul, mas o forte calor forma nuvens de desenvolvimento vertical localizadas na segunda metade do dia com chuva muito isolada típica de verão. No fim do dia, uma frente fria começa a mudar o tempo na fronteira com o Uruguai com chuva e temporais isolados. Faz muito calor na sexta-feira, novamente com máximas acima de 30ºC generalizadas e de até 35ºC ou mais em algumas regiões.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios